Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

O Teste do Pezinho pode fazer a prevenção da Deficiência Intelectual?

Quando deve ser feito o Teste do Pezinho? O Teste do Pezinho é uma forma rápida e segura de identificar precocemente doenças que podem cursar com a Deficiência Intelectual.  O ideal é que seja feito do 3º ao 5º dia de vida do bebê. Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor. O tratamento precoce pode evitar alguns tipos de Deficiência Intelectual e melhorar a qualidade de vida da criança e da família. O Teste do Pezinho é gratuito? Identifica quantas doenças? O Laboratório da APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em número de crianças triadas. Já […] VEJA MAIS.

Fenilcetonúria tem cura?

A fenilcetonúria é uma doença congênita, isto é, os bebês já nascem com ela. É geneticamente determinada e não tem cura. É uma doença crônica, para a vida toda. As pessoas portadoras de fenilcetonúria não são capazes de transformar um aminoácido chamado fenilalanina. Vamos ver o que isso significa. Precisamos das proteínas dos alimentos para sobreviver, certo? Pois bem. Ingerimos carnes, ovos, leite, peixe, frango e outras fontes que nos fornecem as proteínas. Nosso organismo “digere” estas proteínas, que são moléculas grandes, transformando-as em substâncias menores que são os aminoácidos. Um destes aminoácidos é a fenilalanina que, por sua vez, precisa ser transformado em […] VEJA MAIS.

Criança não faz cocô

As crianças devem fazer cocô todos os dias, sem sentir dor e o aspecto das fezes deve ser pastoso. O que garante o bom funcionamento do intestino é uma dieta saudável e água, muita água! Se mesmo assim, a criança fica muitos dias sem fazer cocô isto não pode ser considerado normal, é importante conversar com o pediatra que poderá orientar o uso de medicamentos, laxantes ou supositórios. Vai depender do caso, por isto é importante a avaliação médica. VEJA MAIS.