Por que devo incluir fígado de boi na dieta do meu filho?
Muitas pessoas não gostam de comer fígado. Para falar a verdade, eu me incluo neste grupo. Mas quando estudo as propriedades nutritivas do fígado, sou obrigada a me render pelas evidências.
O fígado é um dos alimentos mais nutritivos que existe. É rico em muitos nutrientes essenciais para a saúde. Principalmente para a saúde das crianças, que estão em crescimento acelerado. Vamos entender apenas três vantagens do fígado, pois a lista é longa.
– Ferro: o fígado é riquíssimo em ferro. Para se ter uma ideia, um único bife de 150 mg de fígado fornece mais ou menos 60% das nossas necessidades diárias de ferro. O ferro, como sabemos, é essencial para a formação das hemácias, que são os glóbulos vermelhos. Crianças em crescimento precisam de ferro para não desenvolver anemia.
– Proteínas: as proteínas são fundamentais para todos nós, muito mais para quem está crescendo. O mesmo bife de fígado de 150 g fornece também 60% das necessidades diárias de proteínas de alta qualidade.
–Vitamina A: o fígado é um dos alimentos mais ricos em vitamina A que existem. Para que se tenha uma ideia, o bife de 150g nos garante mais de 3000% (isso mesmo) das necessidades diárias de vitamina A. Para lembrar, a vitamina A é importantíssima para a saúde dos olhos. Conseguimos enxergar bem à noite graças à vitamina A. Quem tem deficiência de vitamina A pode desenvolver o que chamamos de “cegueira noturna”.
Acostume seus filhos, desde a infância, a consumir um bifinho de fígado pelo menos uma vez por semana. Na verdade, acostume sua família a comer fígado. É um hábito que faz bem em qualquer idade. Eu que o diga! Nunca é tarde para aprender!