/

A importância da rotina na dieta pós-festas de fim de ano.

É muito comum, no início do ano, as pessoas se inquietarem com a famosa preocupação: “comi demais nas celebrações, e agora? Como perder o peso adquirido?”

Primeiramente, ainda que pareça quase impossível, é essencial não se culpar ou martirizar. Exagerar às vezes é normal e as tradições culturais também são importantes para a nossa qualidade de vida! Além disso, você não vai perder todo o seu progresso realizado ao longo do ano em uma única ocasião.

Infelizmente, muitas pessoas tentam compensar um período de “exageros” ficando sem comer ou adotando dietas muito restritivas. Mas isso dificilmente gera bons resultados, pois além de não ser saudável, não é possível ser mantido por muito tempo!

Ou seja, é importante encarar com mais leveza esse momento, assim como se munir de informações corretas para, aos poucos, voltar para sua rotina habitual de alimentação e atividades físicas, mas de forma planejada e consistente.

E é exatamente isso que mostrou uma pesquisa publicada em 2018 em uma importante revista inglesa, chamada de The British Medical Journal. No estudo, foi constatado que o grupo de pessoas que recebeu mais aconselhamento sobre controle do peso e informações sobre atividade física controlaram melhor o peso durante o período de férias de Natal.

Por isso mesmo, os especialistas sempre lembram da importância de investir em quatro pilares fundamentais: rotina, constância, atividade física que gere prazer e planejamento alimentar.

Para te ajudar a colocar em prática, veja essas dicas:

  • Rotina: procure criar hábitos saudáveis que estejam presentes em um contexto natural da sua rotina, como determinar um horário da tarde para fazer uma pequena pausa em alguma atividade para comer uma fruta.
  • Constância: a regularidade tem um impacto muito profundo no nosso corpo. Ao adotar alguma rotina saudável e prazerosa, continue firme! Lembre que a perseverança é um projeto de longo prazo e que trará benefícios reais. Por isso, é melhor ir devagar, mas sempre!
  • Atividade física que gere prazer: não existe nada mais desanimador do que fazer alguma coisa que não temos vontade. Com exercício físico isso vale muito! Procure experimentar atividades físicas diferentes até achar alguma que você tenha realmente paixão em fazer. Eu, Carol Pimentel, nutricionista, recentemente descobri o remo e estou apaixonada por esse esporte!
  • Planejamento alimentar: eu sei que o tempo é cada vez menor para o enorme número de tarefas que temos em único dia. Portanto, minha dica aqui é fracionar os alimentos. Use o congelador como um verdadeiro aliado! Faça feijão, por exemplo, em uma quantidade maior e você terá o alimento mais acessível naqueles dias mais corridos.

Dessa forma, é possível manter o corpo mais equilibrado (mesmo quando algumas escorregadas acontecerem!) e evitar os perigos dos métodos compensatórios. Então que tal aproveitar o início do ano para adotar estratégias mais saudáveis?

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.