/

Três motivos para consumir maçã

De origem asiática, a maçã é uma das frutas mais populares do Brasil, ao lado da banana, do mamão e da laranja. Sinônimo de sabor, praticidade e poucas calorias, ela costuma fazer parte de dietas focadas em perda de peso e do dia a dia de quem busca um lanche fácil de transportar.

Rica em pectina, vitaminas, sais minerais e antioxidantes, a pequena fruta traz diversos benefícios para a nossa saúde. Listamos a seguir os 3 principais:

1) Auxilia no bom funcionamento intestinal: por ser rica em pectina, caracterizada como fibra solúvel, a maçã melhora a flora, a digestão e o trânsito intestinal, além de facilitar a evacuação.

2) Melhora a saúde cardiovascular: a pectina também auxilia na diminuição e regulação do colesterol sérico e triglicerídeos do organismo, uma vez que aumenta a sua excreção pelas fezes. Além disso, a maçã possui flavonoides em sua composição, entre eles, a quercetina, que atua como um grande protetor da saúde do coração.

3) Age contra os efeitos do envelhecimento: devido às suas propriedades antioxidantes, o alimento auxilia no combate à ação de radicais livres e fortalece o sistema imunológico.

Além de todos esses benefícios, a maçã ainda tem mais uma vantagem: a sua versatilidade. Isso porque a fruta pode ser consumida in natura, cozida, assada, em preparações doces ou salgadas, em geleias, sucos e até mesmo em bebidas alcoólicas. Então que tal passar a incluí-la no seu cardápio de forma consistente? A seguir, confira algumas receitas deliciosas que levam o ingrediente:

Bolo de maçã com canela

Foto: @juwatanabe

3 ovos

1 copo de iogurte natural

½ xícara (chá) de óleo vegetal, da sua preferência

1 xícara (chá) de açúcar demerara

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

2 maçãs raladas (com casca, sem sementes)

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: Bata os ovos, o iogurte, o óleo, o açúcar e a farinha no liquidificador ou na batedeira. Transfira essa mistura a uma vasilha e adicione as maçãs, a canela e, por último, o fermento peneirado. Coloque a mistura em uma forma redonda com furo no meio, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180º C) pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que um palito saia seco.

Purê de maçã com especiarias

Foto: Pinterest

6 maçãs vermelhas

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de açúcar

1 canela em pau

2 cravos-da-índia

Noz-moscada a gosto

1 pitada de sal

Modo de preparo: Lave, descasque, retire as sementes e fatie as maçãs. Em uma panela, coloque a manteiga e as maçãs, a canela, os cravos e o açúcar. Deixe secar em fogo baixo, mexendo com uma colher delicadamente. Tempere com noz-moscada a gosto e adicione sal. Sirva em seguida.

Salada de maçã verde com passas e nozes

Foto: Pinterest

1 maçã verde em tiras finas (julienne)

1 xícara (chá) repolho roxo em tiras finas

½ xícara (chá) de uvas-passas

1 talo de salsão picado

½ xícara (chá) nozes picadas

3 colheres (sopa) de maionese ou requeijão cremoso

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Suco de ½ limão

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Em uma vasilha grande, misture todos os ingredientes. Se desejar, é possível temperar com sal e pimenta a gosto. Sirva gelado.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.