/

Três motivos para consumir uva-passa

O fim do ano se aproxima e, com ele, a famosa polêmica da uva-passa – que já virou tradição nas redes sociais e sempre gera várias discussões divertidas! Mas ame-a ou odeie-a, o fato é que a fruta desidratada carrega muitos benefícios para a nossa saúde. Isso porque ela é considerada de alta densidade nutricional, ou seja, no processo de perda de água, ela concentra ainda mais os nutrientes da uva e sua doçura. Por outro lado, a desidratação também turbina as calorias: 2 colheres de sopa têm aproximadamente 80 kcal.

Mas, ainda assim, ela não deixa de ser um alimento saudável, além de ser incrivelmente prática e fácil de ser carregada para consumo direto ou agregada às preparações. Por isso, separamos a seguir 3 motivos para dar uma chance à uva-passa, e não só nas festas natalinas:

  • Melhora o funcionamento do intestino: rica em fibras, ajuda a acelerar o trânsito
  • É uma boa fonte de energia: por ser fonte de carboidratos, aumenta o nível energético do organismo, sendo um bom complemento de lanches ou para consumo antes da atividade física.
  • Auxilia na manutenção de uma vida saudável: além de oferecer quantidades razoáveis de vitaminas e minerais, a uva-passa também é fonte de compostos bioativos (como os compostos fenólicos e as antocianinas) que auxiliam no controle e prevenção de doenças cardiovasculares.

Agora que você sabe o valor nutricional da uva-passa, que tal variar o cardápio e expor a família a novas receitas contendo esse alimento? Adotar e incentivar o desenvolvimento de padrões e comportamentos alimentares saudáveis em crianças deve ser uma rotina na vida das famílias! Por isso, separamos receitas fáceis, coloridas e super gostosas para começar. Aproveite!

Salpicão de frango com passas

Foto: Pinterest

500g de peito de frango cozido e desfiado

½ xícara (chá) de uva-passa

1 talo de alho-poró cubos pequenos

¼ de xícara (chá) de aipo em cubos pequenos

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cenoura média ralada

½ maçã verde em cubos pequenos

Suco de ½ limão

1 colher (sopa) de mostarda

3 colheres (sopa) de maionese light

Batata palha a gosto (opcional)

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Comece refogando o alho-poró e o aipo junto com o azeite até ficarem macios. Espere esfriar. Então, misture o peito de frango desfiado com a cenoura, a maçã, a uva-passa, o alho-poró, aipo e o suco de limão. Finalize misturando a mostarda e a maionese até que todos os ingredientes estejam incorporados. Tempere com sal e pimenta a gosto. Se desejar, sirva com batata palha.

Farofa com amêndoas e passas

Foto: Pinterest

1 cebola picada

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 xícaras (chá) de farinha de mandioca flocada

¾ de xícara (chá) de uva-passa

¾ de xícara (chá) de amêndoas torradas

2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Em uma panela, refogue a cebola no azeite até ficar dourada. Acrescente a farinha de mandioca misturando sempre. Adicione a uva-passa e as amêndoas. Tempere com sal e pimenta a gosto. Finalize com a cebolinha picada.

Torta de banana com mix de uvas-passas

Foto: @juwatanabe

2 xícaras (chá) de farinha de aveia

2 xícaras (chá) de amaranto em flocos

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de óleo vegetal da sua preferência

5 bananas nanicas maduras fatiadas no sentido com comprimento

60g de uvas-passas escuras e claras

Canela em pó

Para cobrir

2 ovos

1 xícara (chá) de leite de sua preferência

Modo de preparo: Misture os ingredientes secos e acrescente óleo aos poucos, fazendo uma farofa com as mãos. Em uma forma de aro removível, coloque metade da farofa apertando levemente com as mãos. Cubra com fatias de banana, uma ao lado da outra, polvilhando com canela e passas. Coloque o restante da farofa e mais uma camada de banana e finalize com um pouco de açúcar mascavo e canela e o restante das passas. Bata bem os ovos com o leite, e despeje por cima da torta, asse em forno médio (180ºC) por 40 a 50 minutos e depois abaixe a temperatura até dourar.

 

 

 

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.