/

Três motivos para consumir mel

Produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores, o mel é consumido há pelo menos milhares de anos, uma vez que está presente até mesmo em pinturas rupestres.

Apesar de ser obviamente excluído de dietas veganas e também não poder fazer parte da alimentação de bebês de até 1 ano pelo risco de contaminação, o mel é muito querido por grande parte da população tanto por seu sabor delicioso quanto por seus benefícios nutricionais. Além disso, costuma fazer parte de planos alimentares mais naturais, como substituto do açúcar branco.

A seguir, conheça 3 motivos para incluir o mel na sua alimentação:

  • Rico em energia: isso porque ele é majoritariamente composto por açúcares de rápida absorção, glicose e frutose. Além disso, contém vitaminas do complexo B essenciais para a produção de energia.
  • Previnem doenças cardiovasculares: são ricos em ácidos orgânicos que, além de conferirem o aroma característico do alimento, também possuem atividade antioxidante responsável por prevenir doenças cardiovasculares.
  • Tem ação antimicrobiana: a alta concentração de açúcar do mel somado a fragmentos proteicos que inibem o crescimento de micro-organismos, aumentam o tempo de conservação desse alimento.

Apesar de tantas vantagens, é preciso lembrar que o mel não deixa de se transformar em açúcar no organismo e não possui um valor calórico baixo: 2 ½ colheres (sopa) contém 114 kcal, por exemplo. Dessa forma, é preciso consumi-lo com moderação e equilíbrio, seja in natura ou em receitas. A seguir, separamos algumas formas diferentes de acrescentá-lo no cardápio:

Panquequinhas de aveia com passas e mel

Foto: @juwatanabe

2 colheres (sopa) de farelo de aveia

2 colheres (sopa) de farinha (da sua preferência)

1 colher (sopa) de leite (da sua preferência)

1 ovo

2 colheres (sopa) de uvas passas

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo: Em uma vasilha pequena, misture todos os ingredientes. Aqueça uma frigideira antiaderente e adicione um pouco da massa. Se desejar, pode utilizar aros ou moldes para fazer as panquequinhas. Deixe dourar dos dois lados. Na hora de servir, finalize com um fio de mel. Bom apetite

Molho de mostarda e mel para saladas

Foto: Pinterest

2 colheres de (sopa) de mel

2 colheres de (sopa) de mostarda

2 colheres de (sopa) de vinagre de maçã ou suco de limão

4 colheres (sopa) de iogurte natural

Pimenta-do-reino moída a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma vasilha pequena com tampa. Este molho pode ser armazenado na geladeira por até 3 dias. Sirva gelado.

Bolo de mel e especiarias

Foto: Pinterest

1 xícara (chá) de mel

1 xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de açúcar (da sua preferência)

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de suco de limão

1 colher (chá) de cravo moído

2 colheres (chá) de canela em pó

2 colheres (chá) de bicarbonato

Modo de preparo: Bata os ingredientes líquidos no liquidificador (mel, leite, manteiga, suco de limão). Acrescente essa mistura aos secos já peneirados (açúcar, farinha, cravo, canela, bicarbonato) em uma vasilha. Despeje em uma forma redonda untada e enfarinhada. Leve para assar em forno 180 graus por aproximadamente 40 minutos, ou faça o teste do palito depois de 30 minutos para checar se está assado. Na hora de servir, finalize com um fio de mel e frutas secas da sua preferência.

 

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.