/

Três motivos para comer espinafre

Um dos desenhos animados mais famosos, o marinheiro Popeye foi um verdadeiro garoto-propaganda do espinafre! Isso porque, após ingerir uma porção da hortaliça, ele adquiria uma superforça para salvar a Olivia Palito do vilão Brutus.

Embora o personagem, surgido nos quadrinhos, tenha deixado as telinhas no final da década de 1980, ele ainda é lembrado por seu importante papel de incentivar as crianças (e seus pais) a consumirem a verdura! Afinal, ela tem alto valor nutritivo, sendo rico em minerais, vitaminas, ferro e fósforo, além de ter poucas calorias.

A seguir, confira três motivos que vão te convencer a incluir já o espinafre em seu prato:

  • Auxilia na prevenção de doenças crônicas: rico em vitamina C e betacaroteno, apresenta um elevado potencial antioxidante e ajuda a garantir um envelhecimento saudável.
  • Rico em ácido fólico: nutriente essencial para gestantes ou mulheres que estão planejando engravidar, o ácido fólico tem um papel fundamental na formação do tubo neural, que é o sistema nervoso inicial do feto, que formará o cérebro e a medula espinhal.
  • Melhora a saúde óssea: por conter boas doses de vitamina K e cálcio, o espinafre contribui para a manutenção da massa óssea e na absorção de cálcio, diminuindo assim o risco de fraturas.

Agora que você conhece os principais benefícios do espinafre, que tal seguir o exemplo do Popeye e turbinar sua dieta? Mesmo que não seja seu alimento favorito, a hortaliça é muito versátil e pode ser incorporada em receitas deliciosas, que saem do óbvio. Separamos algumas delas para ajudar. Bom apetite!

Lasanha do Popeye

Foto: Pinterest

1 maço de espinafre cozido e espremido

¾ xícara (chá) de requeijão

1 ½ xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de cebola ralada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1 pitada de noz moscada

400g de massa para lasanha pré-cozida

300g de mussarela fatiada

Modo de preparo: No liquidificador, bata o espinafre, o requeijão, o leite e a farinha. Aqueça o azeite em uma panela antiaderente e doure a cebola e junte à mistura do liquidificador. Tempere com o sal e a noz moscada e vá mexendo até engrossar. Reserve. Na montagem, coloque no fundo de um refratário um pouco de molho, uma camada de massa de lasanha e uma de mussarela. Vá alterando as camadas, finalizando com o queijo. Leve ao forno médio (180oC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire e sirva em seguida.

Arroz de couve-flor com espinafre e cúrcuma

Foto: @juwatanabe

1 couve-flor

1 maço de espinafre

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (chá) de cúrcuma

Sal a gosto

Ervas desidratadas a gosto

Modo de preparo: Higienize e separe os floretes da couve-flor. Cozinhe-a no vapor até que fique “al dente”. Pique no processador ou no liquidificador até ficarem do tamanho de um grão de arroz. Faça o mesmo com as folhas de espinafre (retire o excesso de água). Em uma panela, refogue o alho no azeite de oliva. Acrescente a couve-flor, o espinafre e a cúrcuma. Refogue rapidamente. Tempere com sal e finalize com as ervas.

Suflê de espinafre

Foto: Pinterest

1 maço de espinafre limpo

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite quente

4 gemas

4 claras em neve

3 colheres (sopa) de parmesão ralado

½ colher (chá) de noz moscada

Sal a gosto

1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo: Refogue o espinafre em azeite e alho e reserve. Esprema bem o espinafre, retirando a água que se forma. Em uma panela, leve ao fogo a manteiga com a farinha de trigo e deixe dourar. Junte o leite e misture bem até engrossar um pouco. Retire do fogo e espere amornar. Junte as gemas, 2 colheres (sopa) do queijo parmesão ralado, o espinafre bem picadinho, o sal, a noz moscada, o fermento em pó e as claras em neve. Misture delicadamente. Coloque em um recipiente untado. Finalize com o parmesão ralado. Leve ao forno médio (180oC), pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos ou até ficarem dourados. Retire e sirva imediatamente.

 

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.