/

Três motivos para consumir Beterraba

A beterraba é famosa por sua coloração intensa, resultante de uma combinação de dois tipos de pigmentos: betacianina e betaxantina. Sua lista de nutrientes também é extensa açúcares, fibras, vitaminas e minerais como zinco, potássio, ferro e magnésio. Além disso, a beterraba é versátil e pode ser consumida crua e assada em saladas, em preparações como as panquecas, sopas, e até mesmo, nos sucos. Vamos ver mais motivos para consumi-la:

  • Fonte de betalaínas e zinco: essa combinação de antioxidantes auxiliam no processo de redução aos danos celulares e previnem o envelhecimento precoce.
  • Fonte de minerais. Apesar de se destacar como uma das hortaliças mais ricas em ferro, a beterraba precisa ser consumida em conjunto com uma fonte de vitamina C para que o mineral seja aproveitado.
  • Pode auxiliar na melhora do desempenho esportivo, por apresentar um componente específico: o nitrato que é convertido em óxido nítrico no sangue. O óxido nítrico, por sua vez, tem a função de relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação, chegando o sangue mais fácil ao músculo.

– Receitas saudáveis:

Panqueca de beterraba com recheio de frango com requeijão

Foto: Pinterest

Para as panquecas

½ xícara (chá) de beterraba ralada crua

1 xícara (chá) de leite da sua preferência

1 colher (chá) de azeite de oliva

1 ovo

1 xícara (chá) de farinha de aveia

Sal a gosto

Para o recheio

2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado

1 xícara (chá) de creme de ricota

1 colher (chá) de orégano

Sal a gosto

Para o molho

4 colheres (sopa) de requeijão

1 xícara (café) de leite da sua preferência

Modo de preparo: Bata a beterraba com o leite, o azeite e o ovo no liquidificador. Sem parar de bater, acrescente a farinha de aveia e tempere com sal a gosto. Coloque essa massa em uma vasilha e leve à geladeira por 15 minutos para descansar. Unte uma frigideira antiaderente, pincelando um pouco de óleo vegetal. Ligue o fogo, aqueça a frigideira e despeje uma concha pequena da massa bem no centro, girando devagar para espalhar e formar um disco. Deixe dourar e, então, vire a massa. Deixe dourar novamente. Retire da frigideira e repita a operação até fazer todos os discos. Para o recheio, misture todos os ingredientes. Reserve. Para a cobertura, aqueça em uma panela pequena o requeijão e o leite, misturando bem. Comece a montagem colocando 1 colher de sobremesa do recheio na ponta de um dos discos de massa e enrole com delicadeza. Faça isso com todos os discos. Disponha as panquecas em um refratário antiaderente e cubra com o molho de requeijão

Chips de beterraba

Foto: Pinterest

2 beterrabas

Azeite a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo: Préaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Lave, seque e descasque as beterrabas. Sobre uma assadeira antiaderente grande, passe uma beterraba pelo mandolim ou ralador de legumes. Espalhe as fatias sem sobrepor, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma. Tempere com um fio de azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Em outra assadeira, repita o procedimento com a outra beterraba. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, até secar. Retire e deixe esfriar. Os chips ficam crocantes quando esfriam. Sirva a seguir.

Hommus de beterraba

Foto: @juwatanabe

600g de grão de bico em lata (reserve o líquido de ¾ da lata)

½ beterraba cozida

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

½ dente de alho ralado

Suco de 1 ½ limões Tahiti

2 colheres (sopa) de tahine leve

Sal a gosto

1 fio de azeite de oliva para finalizar

Bata no liquidificador o grão de bico, o líquido da lata, a beterraba e o azeite, um pouco de cada vez até atingir a textura desejada. Adicione aos poucos o alho ralado, o suco de limão, o tahine e o sal. Se necessário adicione mais azeite até atingir a textura desejada. Ajuste os temperos e acrescente mais suco de limão ou sal se for necessário. Sirva com um fio de azeite para decorar.

 

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.