/

Três motivos para consumir batata:

A batata é um dos alimentos mais importantes e consumidos no Brasil. Por ter um valor nutritivo semelhante ao arroz, pode ser uma boa opção para substituí-lo. E aqui vão alguns motivos para você introduzi-la na sua alimentação:

  • Bastante acessível: é um alimento que geralmente tem um custo baixo e pode ser encontrado em todas as épocas do ano.
  • Excelente fonte de energia: a batata possui na sua composição 80% de água e aproximadamente 16% de carboidratos, por isso, é uma excelente fonte de energia para sua rotina diária e até mesmo para um lanche antes da atividade física.
  • Faz bem para o coração: rica em minerais como o fósforo e o magnésio, a batata também é uma excelente fonte de potássio, que é importante para manter as funções do coração Ela ainda apresenta uma baixa quantidade de sódio, auxiliando no controle da pressão arterial.

Confira três receitas que vão deixar suas batatas ainda mais saborosas! Com destaque para o chips de batata doce com cenoura, que é uma opção mais saudável, colorida e menos calórica para substituir as batatas fritas. Essa receita faz muito sucesso com as crianças!

Chips de batata doce e cenoura

Foto: @juwatanabe

1 cenoura
1 batata doce pequena
2 ramos de alecrim
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo: com auxílio de um mandolim ou um ralador, rale a cenoura e a batata doce em rodelas finas (0,5 cm aproximadamente). Em uma vasilha misture os legumes com o restante dos ingredientes. Disponha, lado a lado, as rodelas em uma assadeira untada ou com coberta com papel antiaderente. Asse no forno, pré-aquecido, a 180°C por 30 min, ou até que estejam dourados. Ou na fritadeira sem óleo, a 200°C por 20 minutos. Decore com o alecrim. Sirva em seguida.

Mil folhas de batata doce com frango desfiado

Foto: @juwatanabe

400g de peito de frango cozido e desfiado

400g de batata doce fatiada

1 xícara (chá) de requeijão ou queijo cremoso

1 colher (sopa) de salsinha picada

300g de queijo mussarela fatiado

1 fio de azeite

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Rale a bata doce em fatias no ralador ou mandolim. Distribua as fatias em uma assadeira e tempere com sal, pimenta e um pouco de azeite de oliva. Asse em forno médio (180ºC) por aproximadamente 20 min ou até que estejam douradas. Reserve. Em uma vasilha, misture o frango, o requeijão, a salsinha picada e tempere a gosto. Reserve. Montagem: unte com um pouco de azeite um marinex, intercale camadas de batata doce assada, a mistura de frango, as fatias de queijo, repita as camadas até finalizar os ingredientes. A última camada dever ser de queijo. Leve ao forno para gratinar por aproximadamente 25 minutos. Desenforme antes de servir.

Tortilha espanhola

Foto: @juwatanabe

4 batatas médias
2 cebolas
5 ovos
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo: Descasque as batatas e corte em rodelas bem finas. Faça o mesmo com as cebolas. Coloque-as em uma frigideira antiaderente (20 cm de diâmetro), acrescente o azeite e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos ou até que as batatas estejam cozidas. Retire as batatas e as cebolas com a ajuda de uma escumadeira. E mantenha o azeite de oliva na frigideira. Em uma tigela grande, quebre os ovos, e bata com um fouet (batedor de arame). Adicione as batatas, as cebolas e tempere com sal e pimenta moída na hora. Aqueça novamente a frigideira já com o azeite e acrescente a mistura. Abaixe bem o fogo e tampe a frigideira. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Destampe e passe uma espátula na lateral da frigideira para desgrudar a tortilla. Levante a ponta da tortilla delicadamente para o ovo que ainda não está cozido escorra para baixo. Quando não tiver mais líquido em cima da tortilla, passe novamente a espátula nas bordas. Coloque um prato sobre a frigideira e vire de uma vez. Escorregue a tortilla de volta para a frigideira e deixe dourar por mais 3 minutos. Transfira para um prato e sirva a seguir ou em temperatura ambiente.

Dica: A tortilha é uma receita super versátil, pois pode ser consumida tanto nas refeições principais acompanhadas de uma bela salada, no café da manhã ou até mesmo no lanchinho da tarde.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.