/

Três motivos para consumir gengibre:

O gengibre é uma raiz de sabor picante e pode ser utilizado tanto em pratos doces como salgados.  Estudos com gengibre têm buscado interpretar a possível ação anti-inflamatória, quimiopreventiva, analgésica, entre outras. Vamos ver os principais motivos para você incluí-lo na sua alimentação e da sua família:

  • Controle de náuseas e vômitos. O gengibre possui óleos voláteis, como shogaol e gingerol, que são seus possíveis constituintes ativos e que podem ajudar a reduzir sintomas gastrointestinais, como os enjôos.
  • Melhora dos níveis de açúcar de sangue. Estudos com pacientes diabéticos têm mostrado que o gengibre ajuda no controle da glicemia e na melhora da resistência à insulina.
  • Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Os compostos ativos do gengibre possuem ação antioxidante, ou seja, ajudam a combater os radicais livres produzidos normalmente pelo nosso corpo, por isso, podem ajudar na prevenção das doenças do coração.

É importante lembrar: nada adianta consumir gengibre e manter maus hábitos de estilo de vida, como alimentação desequilibrada e sedentarismo. Adote uma dieta saudável e colorida!

– Receitas saudáveis:

Biscoitos de gengibre

Foto: Pinterest

1 xícara (chá) de açúcar refinado ou mascavo

1 xícara (chá) de manteiga

1 gema

1 colher (chá) de raspas de limão

½ colher (chá) de sal

1 colher (café) de noz-moscada ralada

1 colher (chá) de gengibre Moído

1½ xícara (chá) de farinha de trigo

1½ xícara (chá) de farinha de aveia

Modo de preparo: Em uma tigela, misture o açúcar, a manteiga, a gema, as raspas de limão, o sal, a noz-moscada e o gengibre moído e as farinhas até formar uma massa homogênea e macia. Embrulhe em saco plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180° C. Abra a massa com 0,5cm de espessura com auxílio de um rolo e corte biscoitos com cortadores de sua preferência. Arrume os biscoitos em assadeiras, deixando espaço entre eles. Leve ao forno por 15 minutos ou até que a base esteja dourada. Retire e deixe esfriar.

Dica: O rendimento pode variar conforme tamanho dos cortadores utilizados.

Sopa creme de abóbora com gengibre

Foto: Pinterest

½ abóbora tipo japonesa

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

5 cm de gengibre ralado

1 cebola cortada em cubos grandes

3 dentes de alho picados

1,5 L de água

Sal a gosto

Pimenta vermelha (opcional)

Ervas frescas picadas para decorar

Modo de preparo: Lave bem a abóbora em água corrente. Retire as sementes com a ajuda de uma colher. Não é necessário descascá-la, mas a sopa ficará com uma cor mais esverdeada. Pique a abóbora em pedaços grandes. Em uma panela grande refogue o gengibre, a cebola e o alho no azeite. Adicione a abóbora e a água e cozinhe até que esteja bem macia. Espere esfriar um pouco e bata a sopa no liquidificador ou com um mixer até obter um creme homogêneo. Tempere com sal a gosto. Finalize com a pimenta vermelha e as ervas frescas picadas.

Suco de abacaxi com hortelã e gengibre

Foto: Pinterest

3 fatias de abacaxi

1 colher (sopa) de folhas de hortelã

1 colher (café) de gengibre fresco ralado

1 copo grande (250ml) de água

2 cubos de gelo

Modo de preparo: Bata bem todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Se preferir um suco sem pedacinhos, pode peneirá-lo. Beba em seguida.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.