/

Três motivos para consumir arroz:

O  arroz é um dos protagonistas da nossa dieta. Arroz branco, integral, parbolizado, arbóreo, preto, vermelho são vários os tipos desse cereal. Ao lado do feijão, essa dupla tão brasileira, além de saudável, tem papel fundamental no controle do peso. Confira os motivos pelos quais você não deve deixar de consumi-lo.

  1. Par perfeito do feijão. A dupla arroz com feijão é super nutritiva e uma excelente fonte de proteínas e vitaminas.
  2. Energia para o cérebro. Rico em amido, um tipo de carboidrato, o arroz integral também é fonte de vitamina B1 que é essencial para as células converterem carboidrato em energia necessária para o bom funcionamento do cérebro.
  3. Ajuda no controle de peso. Manter o arroz todos os dias e não o substituir por alimentos industrializados ajuda a prevenir a obesidade.

Confira as receitas que podem ajudar você a variar o cardápio do dia a dia:

Arroz à grega

Foto: Pinterest

2 xícaras (chá) de arroz

½ unidade de cebola picada

1 dente de alho picado

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

½ unidade de pimentão vermelho picado(s)

1 unidade de cenoura picada

½ xícara (chá) de vagem picada

½ xícara (chá) de ervilha fresca

1 tablete de caldo de frango

sal a gosto

4 xícaras (chá) de água fervente

Modo de preparo: Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo vegetal. Junte o arroz, os legumes picados, a ervilha e a água fervente. Ajuste o sal. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo. Desligue o fogo quando secar a água. Deixe o arroz na panela, descansando, por mais cerca de 5 minutos.

Bolinho de espinafre

Foto: Pinterest

½ unidade de cebola picada

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 maço de espinafre fresco

1 xícara (chá) de arroz cozido

1 unidade de ovo grande

4 colheres (sopa) de queijo ralado

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

Pimenta-do-reino

Sal a gosto

Modo de preparo: Comece preparando o bolinho de espinafre separando as folhas de espinafre e lavando-as. Escorra e refogue em uma frigideira com o azeite e a cebola até murchar. Desligue o fogo e deixe amornar. Coloque o espinafre em uma tigela com o arroz, o ovo batido, o queijo e a farinha de rosca. Tempere a gosto com sal e pimenta e misture tudo muito bem até obter uma massa fácil de modelar. Sinta a massa nas suas mãos: se estiver mole acrescente mais farinha, se estiver seca e desfazendo acrescente mais um ovo. Em seguida molde a massa em forma de bolinhas, como se fossem almôndegas de espinafre. Asse no forno, preaquecido a 200ºC até dourar, por aproximadamente 20 a 30 minutos.

Canja de galinha

Foto: Pinterest

½ colher (sopa) de óleo vegetal

1 cebola picada

1 talo de salsão

1 peito de frango

2 tomates, sem pele e sem sementes (opcional)

2 litros de caldo de frango ou de legumes caseiro

2 cenouras picadas

2 batatas picadas

1 xícara (chá) de arroz branco ou integral lavado e escorrido

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Foto: Pinterest

Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o óleo e refogue, a cebola e o salsão. Acrescente o peito de frango e deixe dourar. Junte os tomates e deixe cozinhar até que comecem a se desmanchar. Adicione o caldo de frango ou de legumes, as cenouras e as batatas. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Junte o arroz e deixe no fogo baixo, por cerca de 15 minutos ou até que esteja cozido. Retire o peito de frango, espere esfriar um pouco e desfie-o. Junte o frango desfiado, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Finalize com a salsinha picada. Sirva em seguida.

Dica: Se desejar, congele a sopa embalada e etiquetada. Leve ao freezer por até 3 meses. Para descongelar, deixe-a de véspera em geladeira.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel. Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.