/

Três motivos para consumir banana:

Todos nós precisamos consumir ao menos 3 porções de frutas diariamente. A banana é a campeã, marcando presença em quase 15% dos lares brasileiros, segundo os dados do IBGE. Além de ser a preferida, existem vários motivos para incluirmos esse alimento na nossa rotina. Vamos ver quais são os mais importantes:

  • Fonte de energia para o seu dia. A banana é uma excelente fonte de energia. No café da manhã, antes ou depois do exercício, no lanche da tarde e/ou sempre que a fome aparecer, a banana pode ser uma incrível opção pois é muito rica em carboidratos.
  • Diminui o risco de doenças crônicas. Por ser muito rica em substâncias antioxidantes como flavonóides e β-caroteno, a banana pode reduzir o risco de algumas doenças crônicas como as doenças cardiovasculares e diabetes.
  • Evita gripes e resfriados. A banana é rica em vitamina C que, como sabemos, é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.

Confira as receitas!

Crepioca de banana

Foto: @juwatanabe

2 colheres (sopa) de tapioca

1 ovo

1 banana bem madura amassada

1 colher (sopa) de mel ou melado de cana (opcional)

Modo de preparo: misture em uma tigela a tapioca, o ovo e a banana amassada. Em uma frigideira antiaderente, adicione a mistura. Espere dourar de um lado. Vire e deixe mais um minuto. Coloque em um prato. Decore com banana picada e, se desejar, finalize com o mel ou melado de cana.

Chips de banana

Foto:  @juwatanabe

2 bananas (não tão maduras)

Azeite  de oliva ou outro óleo de sua preferência

Temperos de sua preferência (doce: canela em pó, açúcar mascavo, mel, melado de cana, cravo em pó ou salgado: sal de ervas, curry, cúrcuma, páprica defumada, gengibre em pó, lemon pepper)

Modo de preparo: descasque as bananas e corte em fatias finas (2mm, aproximadamente). Cubra uma assadeira com papel antiaderente. Distribua as fatias de bananas sem sobrepor, pincele um pouco de azeite e salpique as especiarias e/ou temperos. Leve para assar em forno preaquecido por 12 minutos a 160°C, se o forno estiver alto a banana irá queimar. Vire-as e volte ao forno por mais 10 minutos, mas fique de olho. Depois retire do forno e coloque sobre um papel toalha. Assim que elas saírem do fogo ainda estarão meio moles, mas não se preocupe assim que ela esfriar ficará crocante, caso contrário volte ao forno por mais 5 minutinhos. Sirva ou armazene em um saquinho bem vedado ou um pote de vidro.

Smoothie de banana com manga e chia

Foto:  Pinterest

1 banana nanica madura

½ manga picada em cubos

1 copo de iogurte natural

1 colher (sopa) de chia

Modo de preparo: descasque as bananas e corte-as em rodelas. Leve ao freezer por aproximadamente 4 horas. Utilizando um liquidificador bata todos os ingredientes até ficar uma mistura homogênea. Sirva em seguida. Decore com manga picadinha e sementes de chia.

 

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.