/

Três motivos para consumir chia:

A semente de chia é uma fonte natural de gorduras boas e fibras. Existem vários motivos para incluirmos esse alimento na nossa alimentação. Vamos ver quais são os mais importantes:

  • Controle do peso. Quando aumentamos o consumo de alimentos fontes de fibras, nos sentimos mais saciados. As fibras ajudam a aumentar a saciedade e assim, no controle do peso.
  • Fonte de ômega 3. O ômega 3 é um tipo de gordura boa que pode ajudar a prevenir doenças do coração.
  • Prevenção do diabetes. As sementes da chia ajudam a controlar o açúcar do sangue e por isso, podem auxiliar na prevenção e no controle da diabetes.

Incluir na comida sementes de chia é uma ótima maneira de deixar o prato mais nutritivo. Coloque uma colher de chia na sua preparação favorita! Outra dica que a gente adora é começar o café da manhã com pudim de chia e aveia. Só misturar os ingredientes e deixar durante a noite na geladeira, quando você acordar, está pronto! Confira as receitas!

Pão de “beijo”

Foto: @juwatanabe

2 xícaras (chá) bem cheias de batata doce (cerca de 300g)

1 ½ xícara (chá) de polvilho doce (aproximadamente 200g)

¼ de xícara (chá) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de orégano

1 colher (chá) de sal

¼ de xícara (chá) de água

1 colher (café) de spirulina em pó ou cúrcuma em pó (opcional)

2 colheres (sopa) de chia

Em uma panela com água fervente, coloque a batata doce picada e deixe cozinhar até ficar macia (espete um garfo e ele deve atravessar com facilidade). Escorra bem e em seguida amasse-a ainda quente com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o azeite de oliva, o orégano, o sal e o purê. Mexa levemente. Adicione a água e misture novamente, até obter uma massa uniforme. Acrescente a spirulina ou a cúrcuma para “tingir” a massa. Modele bolinhas de tamanho médio, e coloque em uma assadeira antiaderente. Polvilhe a chia. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até os pãezinhos ficarem completamente assados e dourados.

Pudim de chia e aveia “Overnight oat”

Foto: @juwatanabe

½ xícara (chá) de farelo de aveia

½ xícara (chá) de leite

2 colheres (sopa) de chia

½ xícara de iogurte natural

1 colher (sopa) de mel ou açúcar 

½ manga picada

30g de nozes

Misture todos os ingredientes, exceto a manga e as nozes. Em um recipiente, intercale camadas dessa mistura com a manga. A última camada deve ser das nozes. Deixe de um dia para o outro refrigerado. Conserva até 3 dias na geladeira.

Tapioca caprese com chia

Foto: Pinterest

3 colheres (sopa) de tapioca

1 colher (sopa) de chia

2 colheres (sopa) de requeijão ou cottage

3 fatias de tomate

Folhas de manjericão a gosto

Em uma frigideira antiaderente, coloque a massa para tapioca peneirada com a chia. Espere alguns minutos e vire a tapioca. Deixe mais 1 minuto. Em seguida, retire-a do fogo e faça a montagem. Acrescente as fatias de tomate, o requeijão ou o creme de ricota e finalize com as folhas de manjericão. Sirva em seguida.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel. Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.