/

Três motivos para consumir alimentos com a vitamina B12

Há muitas razões para consumirmos alimentos ricos em B12. Vamos ver quais são os três mais importantes:

  • Prevenção da anemia. A anemia não é só causada pela deficiência de ferro, mas também por falta de vitaminas. As células vermelhas do sangue, conhecidas como hemoglobinas, dependem da vitamina B12 para transportar oxigênio e outros nutrientes para as células. Quando o nível de B12 está baixo, a concentração de hemoglobinas também pode abaixar.
  • Saúde mental. Por estar envolvida no desenvolvimento e manutenção das funções cerebrais, a deficiência de vitamina B12 pode piorar alguns casos de sintomas mentais, como a depressão.
  • Prevenção de doenças do coração. A vitamina B12 ajuda a prevenir o aparecimento de doenças crônicas, principalmente as do coração.

Quais alimentos contém B12?

A vitamina B12 está mais presente em alimentos de origem animal, principalmente nas carnes vermelhas. Quando a alimentação é saudável, variada e equilibrada não precisamos exagerar nas carnes, uma vez por semana, já é suficiente.

Não como carne vermelha! E agora?

No caso dos adeptos as dietas vegetarianas ou simplesmente aqueles que não gostam de comer carne, uma conversa com o médico ou nutricionista é sempre importante. Nesses casos, a oferta de B12 pode ser por meio de alimentos fortificados e suplementos.

Mães que amamentam e não consomem alimentos de origem animal, como fazer?

A quantidade de B12 presente no leite materno depende da quantidade consumida e dos níveis de B12 no sangue da mãe. Por isso, quando a mãe não consome carnes, por exemplo, ela deverá ser suplementada. Converse sempre com o médico ou nutricionista.

Como porcionar e congelar carne vermelha?

Primeiramente, a carne deve ser cortada no sentido contrário às fibras, dessa maneira ficará mais macia. O ideal é retirar o excesso de gordura, ossos e sangue e nunca temperar a carne antes do congelamento, já que com o tempo alguns temperos podem sofrer alterações. Porcione de acordo com a quantidade que a sua família está habituada a consumir e embale as porções em saquinhos ou potes próprios para congelamento. Vale a pena colocar uma etiqueta como o corte da carne (músculo, patinho, coxão mole, alcatra, acém, etc) e a data do congelamento, lembrando que podemos consumi-la em até 3 meses.

Uma boa dica é preparar a carne com bastante legumes, um de cada cor, assim o prato fica completo e equilibrado!

Carne de panela com legumes

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

½ cebola picada

2 dentes de alho amassados

500 gramas de acém em cubos

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

500 ml de caldo caseiro de carne ou de legumes

4 unidades de batata médias em cubos

2 unidades de cenoura médias em rodelas

1 xícara (chá) de vagem picadas

2 colheres (sopa) de salsinha picada

 Em uma panela de pressão, aquecer o óleo para refogar a cebola e o alho. Juntar a farinha de trigo e deixar dourar. Acrescentar o caldo caseiro, as batatas e as cenouras. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo baixo, por cerca de 10 minutos, após iniciar o chiado. Retirar a panela do fogo, esperar sair a pressão e acrescentar as vagens. Cozinhar por cerca de 30 minutos ou até apurar o caldo. Finalizar com a salsinha picada.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel. Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.