/

Três motivos para consumir aveia

A aveia é um cereal rico em minerais e fibras e pode ser consumida na forma de flocos, farinha ou farelo. Existem vários motivos para incluir esse alimento na dieta. Vamos ver quais são os três mais importantes:

  1. Aumento da saciedade. A aveia contém uma fibra solúvel chamada beta-glucana. Quando essa fibra chega ao estômago forma-se um gel que dá a sensação de “estarmos cheios”, diminuindo assim a fome; 
  2. Melhora a prisão de ventre. Especialmente o farelo de aveia, auxilia o intestino a funcionar, ajudando sobretudo na regularidade do hábito intestinal e na prevenção da prisão de ventre (constipação);
  3. Controle da glicemia e colesterol. Comer aveia regularmente também é recomendado para controlar o açúcar e o colesterol no sangue.

Como incluir a aveia na alimentação?

  • O farelo e a farinha de aveia podem substituir algumas preparações que levam farinha de trigo;
  • A aveia em flocos ou o farelo de aveia podem ser adicionados em frutas picadas, no iogurte, vitaminas, mingaus e panquecas, como nessas receitas fáceis e saborosas

Aveioca de banana

Foto: @juwatanabe

1 ovo

2 colheres (sopa) de farinha ou farelo de aveia

1 colher (sopa) de leite

1 pitada de canela

Banana picada para decorar (opcional)

Misture todos os ingredientes em um bowl pequeno. Em uma frigideira antiaderente, adicione a mistura. Deixe dourar dos dois lados. Decore com a banana picada em rodelas. Sirva em seguida.

Panqueca de aveia com recheio de frango com milho verde

Foto: @juwatanabe

Massa

1 copo de leite

1 xícara (chá) de farinha de aveia

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

Sal a gosto

2 ovos

Recheio

500g de frango desfiado

1 xícara (chá) de milho verde

2 colheres (sopa) de requeijão cremoso

Salsinha picada a gosto

Sal a gosto

Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve. Unte uma frigideira com óleo e espalhe uma porção de massa com cuidado, para que fique fina. Deixe dourar dos dois lados e coloque em um prato. Repita a operação até terminar toda a massa.

Recheio de frango:  Em uma vasilha, misture todos os ingredientes. Coloque o recheio no centro na panqueca e enrole-a. Sirva com molho de tomate caseiro e decore com folhas de manjericão.

Dica: Varie o recheio da panqueca com carne moída, escarola, palmito ou ricota e espinafre.

Bolinho de aveia com maçã e canela

Foto: @juwatanabe

3 ovos

1 copo de iogurte natural

½ xícara (chá) de óleo vegetal, da sua preferência

1 xícara (chá) de açúcar demerara

1 xícara (chá) de farinha de aveia

1 xícara (chá) de farelo de aveia

2 maçãs raladas (com casca, sem sementes)

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

Bata os ovos, o iogurte, o óleo, o açúcar e a farinha no liquidificador ou na batedeira. Transfira essa mistura a uma vasilha e adicione as maçãs, a canela e por último, o fermento peneirado. Coloque a mistura em forminhas de papel (dentro de formas de cupcake). Finalize com fatias finas de maçã e canela. Leve ao forno médio (180º C) pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que colocando um palito ele saia seco.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.