/

Três motivos para consumir feijões

Existem vários tipos de feijão, como carioca, preto, fradinho, rajado e de corda. E também vários motivos para incluir esse alimento na dieta. Vamos ver quais são os três mais importantes:

  • Fonte de proteína vegetal. O arroz com feijão é o carro-chefe da dieta brasileira. Essa combinação equilibrada fornece as proteínas que precisamos. Além de deixar a alimentação saudável e equilibrada.
  • Fonte de fibras e minerais. Os feijões são fontes de fibras que ajudam a regularizar o intestino e controlar o açúcar e o colesterol do sangue. O feijão também contém ferro, mas por ser de origem vegetal, este ferro precisa de uma forcinha para ser aproveitado pelo nosso corpo. A Vitamina C é quem dá essa “forcinha”. Simples assim: vale pingar gotinhas de limão ou incluir na sobremesa uma fruta cítrica como laranja ou tangerina, por exemplo.
  • Controle da pressão arterial. As proteínas dos feijões também podem ajudar a controlar os níveis da pressão arterial, quando aliados a uma alimentação saudável.

Como incluir feijões na alimentação?

  • Para facilitar, aproveite para cozinhar o feijão em grandes quantidades e congelá-lo. Cozinhe o feijão somente com água e uma folha de louro. Depois de cozido, espere esfriar e guarde em potinhos, de preferência, de vidro com tampa, os grãos de feijão e um pouco da água de cozimento. Leve ao freezer e consuma essa preparação em até 3 meses.
  • A partir do momento que o feijão estiver cozido, você pode fazer várias preparações com esse ingrediente. Existem feijões de vários tipos e cores. E cada um combina mais com um certo tipo de receita. Confira algumas sugestões abaixo.

Feijão

Foto: Pinterest

1 xícara (chá) de feijão carioca ou preto

2 folhas de louro

3 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

½ colher (chá) de páprica defumada (para dar o toque defumado de paio) – opcional

Sal a gosto

Deixe o feijão de molho por 12 horas com 3 vezes o seu volume de água (durante à noite). Outra opção é fazer o remolho rápido em água quente. Para isso, leve os grãos em uma panela, cobrindo com água até ferver por 2 minutos. Retire a panela e deixe descansar por 45 a 60 minutos. Funciona tão bem como deixar de molho de um dia para outro. Jogue fora a água em que o feijão ficou de molho. Cozinhe o feijão com a folha de louro por 15 minutos ou até ficar macio em panela com água cobrindo 4 dedos acima do feijão. Enquanto isso, em outra panela, refogue o alho com o óleo vegetal até que ele murche, acrescente o sal e a páprica defumada, depois adicione o feijão cozido aos poucos. Deixe engrossar em fogo baixo, amassando os grãos com a espátula até o ponto desejado (aproximadamente 20 a 30 minutos no feijão demolhado) e coloque mais água, se necessário. Ajuste os temperos e o sal a gosto.

Sopa de feijão com legumes

Foto: Pinterest

2 xícaras (chá) de feijão carioca cozido e temperado

1 litro de caldo de legumes caseiro

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

2 dentes de alho picados

½ cebola cortada em cubos pequenos

1 cenoura cortada em cubos médios

1 xícara (chá) de macarrão, da sua preferência

Sal a gosto

Pimenta síria a gosto

Bata o feijão com a água ou caldo no liquidificador, se quiser mais grão, bata pouquinho. Em uma panela funda, doure o alho e a cebola juntamente com o óleo vegetal. Acrescente o feijão batido, misture bem e deixe ferver. Acrescente o macarrão e a cenoura cortada em cubos médios. Cozinhe por 10 minutos. Apague o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos. Sirva bem quente.

Salada de feijão-fradinho ao molho vinagrete

Foto: Pinterest

1 xícara (chá) de feijão-fradinho

1 cebola picada em cubos pequenos

1 pimentão amarelo picado em cubos pequenos

2 tomates (sem semente) picado em cubos pequenos

¼ de xícara (chá) de azeite

Caldo de 1 limão

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo: Coloque o feijão-fradinho na panela de pressão e cubra com 4 xícaras (chá) de água. Tampe e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Enquanto isso, prepare o vinagrete. Em uma vasilha grande, misture o restante dos ingredientes e reserve. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela. Escorra o feijão numa peneira e passe sob a água fria para interromper o cozimento. Escorra bem. Junte o feijão à mistura reservada. Misture delicadamente e leve à geladeira, por pelo menos 2 horas. Na hora de servir, finalize com salsinha fresca.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel. Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.