/

Três motivos para consumir uva:

Os sucos de uva são famosos por estarem presentes na rotina das famílias, mas a fruta in natura também merece estar em uma dieta saudável.  Por isso, vamos te dar três motivos para escolher essa fruta:

  • Melhora do sistema imune. Por ser uma fonte de vitaminas do complexo B e vitamina C, ajuda a manter seu sistema imunológico em dia.
  • Fonte de minerais. Os minerais são essenciais na nossa saúde e garantem o equilíbrio metabólico. A uva fornece boas doses de potássio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.
  • Previne problemas cardiovasculares. São importantes fontes de compostos bioativos, como o resveratrol, que tem a função de prevenir a obstrução das artérias.

Para obter todos esses benefícios é sempre recomendado consumir a fruta toda, incluindo as cascas! Separamos algumas receitas super práticas para você achar novos caminhos de incluir essa clássica fruta na sua alimentação.

– Receitas saudáveis:

Torta de banana com passas

Foto: @juwatanabe

2 xícaras (chá) de farinha de aveia

2 xícaras (chá) de amaranto em flocos

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de óleo vegetal

5 bananas nanicas maduras fatiadas no sentido com comprimento

50g de uvas passas escuras e claras

Canela em pó

Para cobrir

2 ovos

1 xícara (chá) de leite de sua preferência

Modo de preparo: Misture os ingredientes secos e acrescente óleo aos poucos, fazendo uma farofa com as mãos. Em uma forma de aro removível, coloque metade farofa apertando levemente com as mãos, cubra com fatias de banana, uma ao lado da outra, polvilhando com canela e passas. Coloque o restante da farofa e mais uma camada de banana e finalize com um pouco de açúcar mascavo com canela e o restante das passas. Bata bem os ovos com o leite, e despeje por cima da torta, asse em forno médio (180ºC) por 40 a 50 minutos e depois abaixe a temperatura até dourar.

Espetinho de frutas

8 uvas

8 mirtilos (opcional)

8 cubinhos de kiwi

8 cubinhos de abacaxi

8 cubinhos de manga ou laranja

8 morangos

8 palitinhos de bambu

Modo de preparo: espete 1 fruta de cada nos palitinhos de bambu. Sirva em seguida.

Cookies de aveia com uva passa

Foto: Pinterest

1 xícara (chá) de manteiga amolecida

2 ovos

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

1½ xícara (chá) de farinha de trigo integral

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 colher (sopa) de canela em pó

1 colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de uva passa

1½ xícara (chá) de aveia em flocos

¼ xícara (chá) de chocolate em pó

1 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande. Mexa até obter uma mistura homogênea. Com o auxílio de uma colher, coloque as porções de massa em um tabuleiro untado. Faça bolinhas pequenas e coloque-as com uma distância grande, porque quando o cookie começar a assar ele espalha, então se estiverem muito juntinhos, eles irão grudar. Leve ao forno, preaquecido, a 180oC por aproximadamente 15 a 20 minutos. Quando você tirar do forno, eles vão parecer moles ainda, mas é só deixar esfriar que com o tempo ficam sequinhos e crocantes.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel. Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.