/

Três motivos para consumir castanha-do-pará

A região norte do Brasil é famosa pela sua variedade de alimentos nativos e de alto valor nutricional. A castanha-do-pará é um desses exemplos que fazem imenso sucesso não apenas nas cozinhas brasileiras, mas também em todo o mundo, tanto pelo seu sabor incomparável como pelos seus nutrientes. Por isso, separamos a seguir três motivos para incluir essa oleaginosa típica da Floresta Amazônica na sua dieta:

  • Fortalece o sistema imunológico: por ter grande quantidade de selênio, um importante mineral com alto poder antioxidante, ajuda a fortalecer o sistema imune e auxilia na desaceleração do processo de envelhecimento.
  • Tem uma gordura boa: a castanha-do-pará é rica em gordura poliinsaturada, que ajuda a reduzir os níveis de “colesterol ruim” (LDL) no sangue, trazendo importantes benefícios para a manutenção da saúde do coração.
  • Ajuda na eliminação de toxinas: além de ser um alimento com proteína vegetal em abundância, também possui um elevado teor de metionina, um importante aminoácido (não produzido pelo nosso corpo!) que ajuda no processo de desintoxicação e criação de tecidos mais saudáveis.

Agora que você conheceu os benefícios que a castanha-do-pará pode trazer para a sua saúde, que tal incluí-la no seu cardápio de forma consistente? Aliás, um dos pontos mais interessantes dessa semente é a facilidade de incorporá-la às refeições. Em poucos minutos, por exemplo, é possível preparar uma granola e ainda, incluir frutas picadas, uma ótima opção para o café da manhã das crianças. A seguir, separamos essa e outras receitas:

Farofa de castanhas

Foto: Pinterest

400g de farinha de mandioca

1 xícara de castanha-do-pará

½ xícara (chá) de castanha-de-caju

½ xícara (chá) de uvapassa

1 cebola

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Sal a gosto

Modo de preparo: Hidrate as uvas-passa com um pouco de água quente por 5 minutos. Enquanto isso, pique a cebola, os alhos e as castanhas. Leve ao fogo uma panela com  azeite e, quando estiver quente, adicione a cebola, o alho, a uva-passa escorrida e a castanha. Mexa de vez em quando para dourar bem a cebola e tostar as castanhas sem deixar queimar. Depois, junte a farinha de mandioca e o sal, misture tudo e deixe cozinhar até a farofa ficar soltinha ao seu gosto. Desligue o fogo, salpique a salsinha e decore com algumas castanhas-do-pará inteiras.

Molho pesto de castanha-do-pará com rúcula

Foto: Pinterest

1 dente de alho

1 maço de rúcula

1 maço de manjericão

½ limão siciliano (suco e raspas)

½ xícara (chá) de azeite de oliva

½ xícara (chá) de castanha-do-pará torrada

Sal a gosto

Modo de preparo: Rale o alho. Bata todos os ingredientes no processador ou no liquidificador. Se necessário, acrescente um pouco de água gelada. Guarde na geladeira por até 3 dias.  Dica: O molho pesto é superversátil, pois pode ser servido como molho de salada ou macarronada, como tempero de sanduíche ou até mesmo como acompanhamento de um peixe grelhado ou frango assado.

Granola de castanha-do-pará com cacau

Foto: Pinterest

4 xícaras (chá) de aveia em flocos grossos

1 xícara (chá) de castanha-do-pará picada grosseiramente

1 xícara (chá) de coco ralado

⅓ de xícara (chá) de chia

¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de cacau em pó

⅓ de xícara (chá) de óleo de coco ou manteiga

⅓ de xícara (chá) de mel

½ colher (chá) de essência de baunilha

1 pitada de sal

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 180º C. Em uma tigela grande, misture a aveia, o coco ralado, a castanha-do-Pará, a chia e o sal. Em outro recipiente, misture o cacau, o óleo de coco, a baunilha, o mel e o açúcar. Despeje a mistura de cacau sobre a mistura de aveia e mexa até que a aveia fique totalmente coberta pela mistura. Unte com um pouco de óleo uma assadeira rasa grande. Despeje a granola na assadeira e asse por 15 minutos. Retire, mexa com uma colher (para assar igualmente) e volte para o forno. Asse por mais 10 a 15 minutos. Deixe esfriar completamente na assadeira. Guarde em pote com fecho hermético.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.