/

Três motivos para consumir abacaxi

O abacaxi é uma fruta típica de regiões tropicais e muito apreciado no Brasil por seu frescor, suculência e, principalmente, versatilidade. Afinal, ele pode consumido de diferentes formas, como suco, em saladas, em conserva, como ingrediente de diversas receitas, com complemento de bebidas, assado, cozido e até mesmo marca presença no tão popular churrasco brasileiro.

Para a sorte dos amantes do abacaxi, esse alimento de beleza incomum carrega também diversos nutrientes, entre eles sais minerais e vitaminas. Confira a seguir três motivos para incluir a fruta no seu cardápio:

  • Auxilia no bom funcionamento do intestino: composto por muitas fibras, água e celulose, ajuda a regular as funções intestinais e funciona como “laxante natural”.
  • Fortalece a imunidade: rico em vitamina C, aumenta a respostas imune do corpo e ajuda a combater as inflamações.
  • Favorece o processo digestivo: contém uma enzima chamada bromelina, que degrada as proteínas do alimento, acelerando a digestão. Por isso, o abacaxi grelhado como sobremesa é uma excelente opção.

E esses são apenas os principais benefícios que o abacaxi pode trazer para a sua saúde! Outra boa notícia é que muito simples incluí-lo na dieta, já que mistura o sabor doce e cítrico, rendendo boas combinações. Para ajudar, separamos algumas receitas para servirem de inspiração:

Abacaxi grelhado com creme de iogurte

Foto: Pinterest

2 rodelas de abacaxi

2 colheres (sopa) de suco de laranja

1 colher (chá) de mel ou melado de cana

Creme de iogurte

1 pote de iogurte natural

1 colher (sopa) de raspas de limão

1 colher (sobremesa) de mel ou melado de cana

Modo de preparo: Comece pelo creme. Misture em uma vasilha o iogurte, o mel ou o melado de cana e as raspas de limão e leve à geladeira enquanto prepara o abacaxi. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque as rodelas da fruta e regue aos poucos com o suco de laranja e o mel ou melado de cana. Doure dos dois lados. Corte a rodela em 4 pedaços e sirva ainda quente com 2 colheres (sopa) do creme de iogurte.

Suchá de abacaxi com erva-doce

Foto: Pinterest

200 ml de chá de erva-doce

2 rodelas de abacaxi

3 folhas de hortelã

2 pedras de gelo

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Você pode acrescentar gelo na hora de bater (ele ficará triturado, como em uma raspadinha) ou já no copo, em cubos. Distribua o suchá em dois copos, decore com folhas de hortelã e sirva em seguida.

Muffins de abacaxi com coco

Foto: Pinterest

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

2 ½ colheres (chá) de fermento em pó

1 xícara (chá) de açúcar demerara

½ colher (chá) de sal

½ xícara (chá) de leite de coco

½ xícara (chá) de manteiga sem sal derretida

2 ovos grandes

200g de abacaxi picado (sem o miolo)

1 xícara (chá) de coco ralado

Modo de preparo: Em uma tigela grande, misture os ingredientes secos (farinha, fermento, açúcar e sal). Mexa com um batedor de arame e reserve. Em outra vasilha, misture os ingredientes líquidos (leite de coco, manteiga e ovos). Reserve. No liquidificador, bata o abacaxi com ½ xícara (chá) de coco ralado. Adicione os ingredientes líquidos e a mistura do abacaxi na vasilha dos ingredientes secos. Evite trabalhar demais a massa. Distribua a massa em forminhas de muffins (de papel) e polvilhe o coco ralado restante. Asse em forno pré-aquecido a 180o C por 18 a 20 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Espere esfriar para servir.

 

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.