/

Três motivos para consumir laranja

O Brasil é um dos principais produtores de laranja do mundo. Não à toa, a fruta é um dos símbolos do país e do nosso clima tropical, assim como uma das mais consumidas pela população.

Encontrada o ano todo por aqui e com um valor quase sempre acessível, a laranja também costuma agradar pelo sabor equilibrado entre o doce e o ácido.

Mas além disso, a fruta apresenta importantes características nutricionais, incluindo as partes que muitas vezes são descartadas, como a casca e o bagaço. A seguir, confira 3 motivos para incluí-la em sua dieta:

  • Diminui o risco de doenças crônicas: composta de vitamina C, flavonoides e betacaroteno, a laranja funciona como um potente antioxidante, fortalecendo o organismo contra doenças degenerativas, como o câncer, doenças cardiovasculares, inflamações e disfunções cerebrais. Esse efeito aumenta ao consumir a casca (na forma de chás, por exemplo), devido à alta atividade biológica dos componentes.
  • Desacelera o envelhecimento: a concentração de hesperidina, presente principalmente na casca, mas também na fruta ou no suco, apresenta ação antioxidante, protegendo de danos causados pelos oxidantes como o processo natural de envelhecimento.
  • Ajuda a reduzir a arritmia cardíaca: por ser rica em vitamina C, além da função antioxidante, a fruta também apresenta efeito hipotensivo e ajuda reduzir arritmia cardíaca.

Agora é hora de acrescentar a versátil fruta no seu cardápio diário: vale in natura, em sucos, bolos, geleias, sobremesas e até em receitas salgadas. Para te inspirar, separamos algumas receitas abaixo. Bom apetite!

Salada verde cítrica com torradinhas de pão sírio

Foto: @juwatanabe

Torrada de pão sírio:

2 pães sírio pequenos (100g) divididos ao meio

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (chá) de orégano ou ervas finas desidratadas

Sal a gosto

Molho:

4 colheres (sopa) de azeite extra virgem

4 colheres (chá) de suco de limão

2 colheres (café) de mostarda

1 colher (chá) de mel

Sal a gosto

Salada:

Gomos de 3 laranjas

75 g de lascas e amêndoas torradas

½ cebola roxa cortada em tiras bem finas

1 prato fundo de folhas verdes higienizadas

Modo de preparo: Para a torrada, abra o pão sírio, depois divida cada fatia em 8 partes. Pincele cada pedaço com azeite, orégano ou ervas finas e uma pitada de sal. Coloque o pão no forno a 180°C por 5 a 10 minutos apenas para dourar e dar crocância. Reserve. Misture todos os ingredientes do molho e reserve. Para a montagem, coloque todas as folhas em uma tigela grande, despeje o molho e misture bem. Adicione as amêndoas, a cebola e os gomos de laranja, e por último as torradas de pão sírio. Sirva imediatamente.

Frango assado com laranja

Foto: @Pinterest

8 coxas ou sobrecoxas de frango

5 laranjas-baía

5 colheres (sopa) de geleia de laranja

8 dentes de alho com casca

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

4 ramos de alecrim

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Lave e seque bem as laranjas, os dentes de alho com casca e o alecrim. Reserve. Em uma tigela pequena, tempere a geleia com sal e pimenta-do-reino. Fatie 3 laranjas em aproximadamente 12 rodelas finas descartando as pontas. Esprema o suco das 2 restantes e passe por uma peneira. Em um refratário, disponha 5 fatias de laranja e regue com o suco. Acrescente as coxas ou sobrecoxas de frango e espalhe metade da geleia de laranja por cima. Adicione os dentes de alho. Tempere tudo com azeite, sal e pimenta a gosto. Coloque uma fatia de laranja e um pedaço do ramo de alecrim entre cada coxa de frango. Leve ao forno preaquecido a 200°C para assar por 40 minutos coberto com papel-alumínio. Reduza o fogo para 180°C e deixe assar por 20 minutos, ou até que esteja douradinho. Retire do forno e sirva em seguida.

Pudim de laranja

Foto: @Pinterest

1 lata de leite condensado

1 medida de lata de suco de laranja

5 ovos

Raspas de laranja a gosto

Calda:

400g de açúcar

200 ml de água

Gomos de laranja picados (opcional)

Folhas de hortelã (opcional)

Modo de preparo: Para a calda, derreta o açúcar em uma panela e deixe caramelizar um pouco. Adicione a água e deixe no fogo até atingir o ponto desejado. Adicione a calda em uma forma redonda com furo no meio ou em forminhas individuais. Para o pudim, bata o suco de laranja, o leite condensado e os ovos. Adicione, sem bater, as raspas de laranja. Misture com uma espátula. Acrescente a mistura sobre a calda. Leve ao forno a 180°C em banho-maria por aproximadamente 45 minutos ou até que espetando o garfo saia limpo. Desenforme o pudim e finalize com os gomos de laranja e as folhas de hortelã. Sirva gelado.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.