/

Três dicas para cuidar de queimaduras:

Dica 1

Queimadura arde e dói muito. Para aliviar um pouco a dor, coloque o região queimada em água corrente e fria. Se não houver uma ferida, enrole uma gaze ou um pano bem limpo, seco e macio mas sem “pelos”, use um pano de prato, por exemplo. Isso ajuda a melhorar a dor, pois a pele exposta fica muito sensível. Se fizer bolha, é queimadura de segundo grau. Nunca estoure as bolhas. Se for uma área muito extensa, procure orientação médica.

Dica 2

NUNCA coloque produtos como pasta de dente, manteiga, pó de café, pomadas, geleia, ovo, NADA! Isso pode piorar ainda mais o ferimento. Além disso, algumas pomadas podem grudar e depois a dor é maior.

Dica 3

Se alguma pessoa perto de você estiver com as roupas queimando, não a deixe sair correndo pois isso pode aumentar o fogo. Mande que ela deite e role no chão. Se for possível, pegue rapidamente um cobertor ou uma toalha e a cubra para “abafar” o fogo. Se o cobertor ou toalha estiverem molhados, melhor ainda.

Cuidado com as crianças e fogão. Muitas queimaduras ocorrem na cozinha, na hora do preparo das refeições. Cabos de panela devem ficar para dentro e sempre que possível utilize as bocas de trás do fogão para cozinhar. Evite deixar o forno aberto.

A prevenção é sempre o melhor cuidado!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.