/

Três razões para suplementar vitamina D no inverno

  1. Não dá para tomar Sol todos os dias.

Produzimos vitamina D quando o Sol incide em nossa pele por pelo menos 10 a 15 minutos, das 10 horas da manhã às 3 horas da tarde, de preferência com braços e pernas expostos, idealmente todos os dias. Nos dias de inverno, é muito difícil tomarmos Sol com áreas de pele expostas. O frio e a rotina de vida não permitem, na maioria dos nossos dias, que isso aconteça. Além disso, não são todos os dias que o Sol nos está brindando com sua luz. Por isso, a suplementação de vitamina D pode ser indicada para você. Converse com o médico ou nutricionista.

  1. É difícil conseguir vitamina D na alimentação cotidiana.

Os alimentos ricos em vitamina D são peixes como salmão, atum ou sardinha. No entanto, para suprir nossas necessidades diárias de vitamina D teríamos que ingerir uma quantidade diária destes alimentos; o que nem sempre é compatível com nossos hábitos alimentares. É difícil para os adultos e mais difícil ainda para as crianças. Você conseguiria, por exemplo, comer todos os dias em média 400g de salmão ou de atum; ou ainda 300g de sardinha? Imagine colocar tudo isso no prato diário de nossas crianças. Fica difícil, não é mesmo? Por isso, a suplementação de vitamina D pode ser indicada para você. Converse com o médico ou nutricionista.

  1. A vitamina D ajuda a combater as viroses do inverno

A vitamina D tem múltiplas funções no organismo. Uma destas funções – de grande relevância-  é aprimorar o funcionamento do sistema imunológico, tornando-o  mais apto a nos defender de infecções, principalmente das viroses comuns do inverno. Neste inverno de 2020, em que estamos de quarentena por conta do novo Coronavírus, a vitamina D ganhou um destaque especial, pois trabalhos científicos apontaram que pessoas com Covid 19 com níveis baixos desta vitamina apresentaram mais complicações e óbitos. Por isso, a suplementação de vitamina D pode ser indicada para você. Converse com o médico ou nutricionista.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.