/

Meu filho deve tomar vitamina D? Veja aqui três razões para suplementar vitamina D nas crianças

A Vitamina D é essencial para nosso organismo. Participa de muitas funções importantes, dentre as quais se destacam a formação de ossos saudáveis e o fortalecimento do sistema imunológico.

A Vitamina D é a única vitamina com indicação formal de suplementação, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria. Vamos entender as três principais razões para isso.

1. Baixa exposição solar. Sabemos que aproximadamente 90% das nossas taxas de Vitamina D vem da exposição ao Sol. Para manter os níveis adequados, necessitaríamos de pelo menos 15 minutos ao Sol, diariamente, de preferência entre 10 e 16 horas. No entanto, mesmo em nosso país tropical esta exposição diária não é atingida por boa parte das crianças nos dias atuais, posto que as atividades infantis como aulas e brincadeiras são, majoritariamente, realizadas dentro de ambientes fechados.

2. Baixo teor de Vitamina D no leite. Para se ter uma ideia, a necessidade diária recomendada de Vitamina D é de 400 UI por dia para crianças com menos de 1 ano de idade e 600 UI para crianças acima de 1 ano. O leite materno fornece 30 – 40 UI por litro e o leite de vaca fornece 40 UI por litro.

3. Baixo teor de Vitamina D na alimentação. Os alimentos que contém Vitamina D em maior concentração são peixes como atum, sardinha e salmão selvagem, não criado em cativeiro. Só que para atingir as necessidades diárias as crianças teriam que ingerir mais ou menos 100 g de pelo menos um deles por dia; quantidade esta incompatível com nossos hábitos alimentares e muito menos com a aceitação diária dos pequenos.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.