/

A Vitamina D estimula o sistema imunológico e ajuda a nos proteger de doenças?

A Vitamina D é reconhecida, principalmente, pelas suas funções no metabolismo dos ossos. Entre outras ações participa ativamente da absorção do cálcio fornecido pela alimentação que, por sua vez, é essencial na composição de ossos saudáveis e fortes. A Vitamina D evita o raquitismo na infância e a osteoporose na vida adulta.

Tudo certo. No entanto, uma outra função tem ganhado muito destaque nos últimos dias: a sua função imunomoduladora. Isso significa que a Vitamina D participa de forma significativa na regulação do sistema imunológico.

Nosso sistema de defesa é muito complexo e depende de várias substâncias e de vários fatores. Temos várias linhas de defesa. Uma destas linhas é composta por células chamadas linfócitos. Como se fossem uma linha de soldados na frente de batalha. Pois bem: a vitamina D participa na regulação, diferenciação e ativação de algumas linhagens destes linfócitos, deixando-nos mais aptos a combater infecções.

A recente pandemia de Coronavírus que acometeu o mundo inteiro no início deste ano de 2020, deixando todas as pessoas dentro de casa colocou a Vitamina D em evidência em decorrência de relatos observados na Itália apontando que a deficiência de Vitamina D foi identificada com frequência em indivíduos que faleceram. Sabe-se, naturalmente, que a Itália foi acometida pela epidemia no final do inverno, quando as pessoas naturalmente são menos expostas ao Sol.

Por outro lado, estudos demonstraram que quadros graves de COVID-19 evoluem com o que se chama de “tempestade inflamatória”. Isso significa que o organismo da pessoa libera uma série de mediadores inflamatórios, que são como “bombas” detonando dentro do nosso corpo. Há estudos demonstrando que a Vitamina D teria a capacidade de inibir a liberação de alguns destes mediadores diminuindo, consequentemente, a inflamação. Enfim, em relação ao COVID 19 tudo é muito novo e precisamos estudar cada vez mais.

Fato conhecido é que, sem dúvida, a Vitamina D estimula nosso sistema imunológico, nos fortalecendo contra infecções.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.