Três motivos para consumir ameixa
Quem tem intestino um pouco mais lento já deve ter ouvido falar na grande fama da ameixa. Considerada uma super parceira no combate à prisão de ventre (constipação), é uma excelente fonte de fibras, principalmente desidratada, que é aquela ameixa preta que todos conhecemos, o teor de água diminui e os açúcares e as fibras se concentram.
De origem asiática, a fruta não é tão popular no Brasil, mas costuma ter presença garantida por aqui no verão, época em que está mais barata e nutritiva.
Além disso, ela tem vários benefícios nutricionais! Por isso, separamos a seguir os principais motivos para incluí-la em seu cardápio e no das crianças:
- Fortalece o sistema imunológico: rica em fósforo, potássio e vitaminas A e C, ajuda a prevenir gripes e resfriados.
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares: principalmente em sua versão seca, a ameixa possui vários nutrientes como a pectina e rutina que podem ajudar a reduzir doenças como o infarto do miocárdio, diabetes e colesterol alto.
- Reduz os problemas no trato gastrointestinal: como dito anteriormente, as fibras da fruta facilitam o trânsito intestinal, ajudando a combater desde condições simples como prisão de ventre, até diverticulite e câncer de cólon.
Se você busca um lanche prático e saboroso, a ameixa pode ser mesmo uma ótima opção, uma vez que tem poucas calorias e aumenta a sensação de saciedade. Contudo, nem sempre os pequenos a apreciam por causa do gosto levemente azedo que se mistura ao doce. Por isso, uma forma de introduzi-la na rotina é oferecendo cortada e bem geladinha ou como parte de receitas. A seguir, confira três ideias deliciosas:
Lombo ao molho de ameixa fresca
1,5 kg de lombo suíno
Suco de 3 limões
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 ramos de alecrim
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Calda:
200ml de água
100g de açúcar demerara
2 anis-estrelado
1 pedaço de canela em pau
12 unidades de ameixa vermelhas com casca e sem caroço, cortadas em gomos
Modo de preparo: Tempere o lombo com o suco de limão, o alho, o louro, o alecrim, sal e pimenta-do-reino. Deixe marinando por, no mínimo, 2 horas. Aqueça o azeite em uma panela, junte o lombo temperado e doure-o, em fogo alto, de todos os lados. Quando estiver bem dourado, acrescente água fervente suficiente para cobrir apenas o fundo da panela. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por uma hora e meia, virando a carne de vez em quando. Se necessário, coloque mais água. Para a calda: Em uma panela, junte a água, o açúcar e as especiarias. Leve ao fogo mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver por cinco minutos. Adicione a ameixa e ferva até a fruta ficar cozida, mas ainda um pouco firme. Reserve. Sirva o lombo com a calda de ameixa e finalize com os ramos de alecrim.
Manjar com calda de ameixa
2 vidros de leite de coco
8 colheres (sopa) de amido de milho
2 xícaras (chá) de leite
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 lata pequena de ameixas em calda
Modo de preparo: Em uma panela, adicione o leite de coco, o açúcar e o amido de milho peneirado. Acrescente o leite, mexa bem até que a mistura esteja homogênea (sem gruminhos) e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e mexa até atingir uma consistência firme que dê para ver o fundo da panela ao misturar. Unte uma forma de pudim ou forminhas individuais e despeje a mistura, espere esfriar e leve à geladeira por, pelo menos, 12 horas. Desenforme e cubra com a calda de ameixas. Sirva em seguida.
Smoothie de ameixa
200ml de leite, bebida vegetal de sua preferência ou iogurte natural
1 colher (sopa) de farelo de aveia
2 ameixas frescas (sem caroço)
2 pedras de gelo
Folhas de hortelã a gosto
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva em seguida.