/

Três motivos para consumir tâmaras

Apesar de não ser muito tradicional no Brasil e não carregar uma aparência muito convidativa, a exótica tâmara é muito saborosa e uma das frutas mais doces que existem, principalmente na versão seca, o que pode surpreender as crianças e substituir sobremesas com sucesso.

Além disso, a tâmara em pasta também pode servir para adoçar preparações de forma mais saudável!

Ela também contém muitos nutrientes importantes, como ferro, potássio, zinco, fósforo, cálcio, ácido fólico, vitamina A e K.

A seguir, listamos três motivos nutricionais para incluir o alimento no cardápio da casa:

  • É excelente fonte de energia: devido à quantidade de carboidrato, a tâmara (principalmente seca) é recomendada para quem precisa de bastante energia, como as crianças e os atletas. Por isso, é uma ótima opção para o lanche dos pequenos!
  • Aumenta o bem-estar: por ser fonte de triptofano, precursor da serotonina (conhecido como hormônio do bem-estar), a fruta pode ajudar principalmente naqueles dias mais estressantes ou momentos de ansiedade e nervosismo – bem comuns em certas fases do desenvolvimento infantil.
  • Favorece o bom funcionamento intestinal: por conter celulose e outras importantes fibras, a tâmara auxilia nos casos de prisão de ventre, além de melhorar o trânsito intestinal como um todo.

Agora que você conheceu os principais nutrientes da tâmara, que tal tentar introduzi-la no dia a dia das crianças? Se a versão in natura ou seca não agradar logo de cara, vale usar como adoçante natural como já sugerido ou como parte de receitas. Confira algumas ideias abaixo:

Docinho de tâmaras

Foto: Pinterest

8 tâmaras desidratadas (sem caroço)

1 xícara (chá) de amêndoas torradas (sem sal)

⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada (sem sal)

⅓ de xícara (chá) de chia

2 colheres (sopa) de água

½ colher (chá) de canela

1 pitada de sal

Modo de preparo: Em um processador de alimentos ou liquidificador, triture todos os ingredientes por 2 minutos ou até ficarem bem picadinhos. Em seguida, tente formar uma mistura mais homogênea e faça bolinhas com ela. Se desejar, finalize as bolinhas com castanha-de-caju triturada. Leve as bolinhas na geladeira entre 2 a 3 horas. Sirva em seguida, ainda geladas.

Bombom de tâmaras com nozes

Foto: Pinterest

10 Tâmaras Medjool (sem caroço)

10 nozes (miolo) para rechear as tâmaras

250g chocolate amargo

Chocolate em pó para finalizar

Modo de preparo: Corte as tâmaras ao meio, mantendo as duas partes unidas. Recheie cada tâmara com uma noz. Reserve. Derreta o chocolate amargo em banho maria ou no microondas. Com a ajuda de um palito, mergulhe as tâmaras no chocolate até ficarem bem cobertas. Coloque-as em cima de um papel antiaderente ou uma assadeira untada. Finalize com um pouquinho de cacau em pó. Leve à geladeira por cerca de 2 horas ou até o chocolate endurecer. Sirva gelado.

Bolo de aveia com tâmaras

Foto: Pinterest

3 ovos

1 xícara (chá) de tâmaras picadas (sem caroço)

2 xícaras (chá) de farinha de aveia

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de óleo vegetal

1 copo de iogurte natural

1 colher (chá) de canela

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento e ½ xícara (chá) de tâmaras picadas. Em uma vasilha, adicione a massa e acrescente o fermento em pó e o restante das tâmaras. Misture delicadamente com o auxílio de uma espátula. Coloque a mistura em uma forma de 20 cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno, preaquecido a 180oC, durante aproximadamente 30 minutos. Espere esfriar para desenformar. Sirva sem seguida.

Publicado por Dra Carolina Pimentel
Dra Carolina Pimentel (CRN: 15222). Nutricionista. Mestrado e Doutorado pela USP. Especialista em Medicina do Estilo de Vida pelo International Board of Lifestyle Medicine.