Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Estrabismo e pseudoestrabismo

Os bebês só fixam os olhos a partir de um mês de idade. Antes disso os olhos não se mexem harmonicamente dando a impressão de estrabismo. Mas não é. A partir dos dois meses os olhos começam a se fixar em objetos que fiquem entre 20 e 30 cm do rosto do bebê. Nesta etapa, o bebê não diferencia as cores mas já percebe aquelas que tem mais contraste, como vermelho, preto e branco. Aos três meses, os bebês conseguem seguir um objeto colorido movendo os olhos lateralmente de forma harmônica. Caso isto não ocorra, fale com o pediatra que […] VEJA MAIS.

Crise convulsiva por febre

A convulsão por febre pode ocorrer antes da temperatura subir e não está necessariamente associada à febre elevada. Atinge entre 3 a 5% das crianças com menos de cinco anos de idade. Se a criança teve convulsão uma vez não significa que terá sempre. Durante a convulsão, a criança contrai o corpo ritmicamente, agita braços e pernas, vira os olhos, saliva em excesso, perde a consciência e pode fazer xixi. A crise dura no máximo 15 minutos. Tente manter a calma e chame uma ambulância (SAMU – 192 ou bombeiros – 193). Afaste da criança objetos que possam machuca-la. Proteja […] VEJA MAIS.

Pernilongos podem transmitir doenças?

Sim!! Dengue e febre amarela são transmitidas pelo mosquito que adora o clima desta época do ano. Sol durante o dia, calor e muita chuva à tarde. Pronto. Está criado o ambiente perfeito para os pernilongos. Contra febre amarela existe vacina, contra a dengue só prevenção. E contra os pernilongos que fazem “zumbido” infernal nos ouvidos? Estes causam aquela bolinha vermelha na pele que coça demais. E pode infeccionar se coçarmos muito. Por isso, devemos evitar que estes insetos nos piquem. E principalmente devemos proteger crianças e idosos. O que fazer para evitar as picadas? Os pernilongos são atraídos pelo gás […] VEJA MAIS.