Meu rosto pode ficar manchado para sempre por causa da gravidez?
Vamos entender: os hormônios da gestação geram um estado de hiperpigmentação da pele. Isso significa que podem surgir várias manchas de tom amarronzado.
A partir do 2o trimestre da gravidez é que estas manchas se evidenciam. Repare que sua aréola mamária pode estar mais escura. Isso é normal. Além disso, algumas de vocês podem também observar uma linha escura no meio da barriga. Chama-se “linha nigra” e também é normal. Essas duas alterações somem. Não ficam para sempre. Geralmente até 3 meses depois do parto já desapareceram.
No entanto, há uma notícia que não é muito boa. Algumas gestantes passam a apresentar, mais para o final da gestação ou no pós parto, umas manchas indesejáveis no rosto. São conhecidas como “melasma”. Estas manchas, é verdade, não somem nunca mais. Com tratamentos específicos e orientados pelo dermatologista, podem ser muito abrandadas. Mas pioram ou reaparecem com exposição prolongada ao sol.
O que fazer para evitar?
Simples assim: prevenir, prevenir e prevenir. Filtro solar sempre! Não importa se estiver chovendo. E em ambientes descobertos em dias de sol, use também chapéu e óculos escuros.
Comece já. Protetor solar sempre!