/

Como tirar manchas da pele?

As mulheres são as principais vítimas de melasma, uma mancha castanho clara que costuma aparecer justamente no rosto. Apenas 10% dos homens sofrem deste problema porque são os hormônios femininos que nos deixam mais vulneráveis.

Entenda: o sol é o principal agente causador do melasma. Mas atenção! Como o que desencadeia as manchas é a radiação ultravioleta B, lâmpadas artificiais como as que são utilizadas em bronzeamentos, por exemplo, também mancham a pele.

A predisposição genética aumenta o risco, mas os hormônios naturalmente produzidos pelo corpo e até a pílula anticoncepcional são fatores que causam o melasma. A gravidez pode levar ao aparecimento de manchas na pele. Nesta situação específica estas manchas se chamam “cloasma”. A boa notícia é que o “cloasma” pode não ser permanente e desaparece algum tempo depois do nascimento do bebê.

Há tratamento para o melasma?

O melasma é considerado uma lesão “crônica” porque dura muito tempo… Por isto o tratamento é difícil e prolongado.

Assim, o melhor a fazer é a prevenção. Evite tomar sol, principalmente no rosto sem protetor solar. Passe todos os dias e cheque no rótulo se o seu filtro solar é eficaz contra os raios UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B), pois estes últimos é que são os mais perigosos.

Outra dica importante é prestar atenção na maquiagem que você está usando. Alguns produtos podem causar maior absorção da luz solar. Isto acentua as lesões já existentes e pode causar o aparecimento de novas manchas.

Para quem já tem o melasma, o melhor a fazer é procurar um médico dermatologista que pode indicar tratamentos específicos com produtos que inibem a produção do pigmento acastanhado. Outros procedimentos possíveis são os “peelings”(esfoliação da pele) ou até mesmo o uso de laser. Mas só o médico é que pode indicar e prescrever o que é melhor para você. Lembre-se sempre: os tratamentos específicos são individuais. O que é bom para uma pessoa, pode não servir para outra.

Tomar sol é gostoso e faz bem para a saúde. O sol da manhã, até 10 horas, nos ajuda a produzir vitamina D, que é super importante. Tome sol por vinte minutos, mas mesmo nesta situação passe filtro solar no rosto. E quando ficar ao sol, não exagere! Como tudo na vida, a moderação sempre é a melhor solução.

Saúde!!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.