Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Adoçante

Três dicas para tapear a vontade de comer!

Bateu aquela  vontade de comer fora de hora? Veja o que dá para fazer: 1. Escove os dentes Isso mesmo! Escove direitinho, por dois minutos. O gostinho refrescante da pasta ajuda a “enganar” as papilas gustativas e diminui a vontade de comer. 2. Prepare um chá quente Pode ser de camomila, erva doce, erva cidreira por exemplo. Tome devagar, apreciando cada golinho. São relaxantes, gostosos e ajudam a esquecer o “ataque” de fome. Se você adoça, prefira o adoçante ao açúcar! 3. Saia para uma caminhada Pode ser na rua, num shopping ou num parque. Concentre-se no ambiente ao seu redor, procurando […] VEJA MAIS.

Triglicerídeos alto? E agora?

Três dicas para abaixar : 1. Coma menos carboidratos: pães, batata, massas e doces. Principalmente os doces. Se você gosta muito de um doce, para adoçar a boca depois do almoço ou do jantar, substitua por um cafezinho com leite desnatado e adoçante. Entenda que os triglicerídeos são gorduras produzidas pelo fígado quando ingerimos carboidratos. 2. Aumente a quantidade de alimentos com ômega-3. Coma peixes como salmão ou atum, por exemplo, com maior frequência. Pelo menos 3 vezes na semana. Estes peixes são alimentos com alto valor nutritivo e o ômega 3 ajuda a diminuir a produção dos triglicerídeos. 3. […] VEJA MAIS.

O uso contínuo do adoçante pode oferecer risco à saúde?

Quer um cafezinho? Com açúcar ou adoçante? Muitos nem pensam muito e já respondem: “com adoçante!”. Os adoçantes fazem parte da rotina de quem quer controlar o peso. Estão presentes nos sucos, refrigerantes ou doces. Há até os que gostam de comer frutas como morango, abacaxi ou mamão, por exemplo, com um pouco de adoçante. Mas será que podemos fazer isso sem risco para a saúde? Há uma dose máxima de adoçante que podemos ingerir por dia? Entenda: os adoçantes são substâncias que tem um poder edulcorante muito potente. Isso significa que uma pequena quantidade já é suficiente para adoçar […] VEJA MAIS.