/

Quando começam a nascer os dentes do bebê

Neste artigo, Dra. Ana conta quando começam a nascer os dentes do bebê e apresenta dicas preciosas para essa importante fase da vida da criança.

Nascemos sem os dentes. Ainda bem. Já pensou se os bebês mamassem no peito com todos os dentinhos prontos e “afiados” desde o primeiro dia? Coitadas das mamães!!! Não seria nada fácil! Por isso os dentes vão aparecendo devagarinho, progressivamente, um após o outro, fazendo com que a mãe que amamenta vá aos poucos se acostumando com os dentinhos que despontam. Mas, quando começam a nascer os dentes do bebê?

A Primeira Dentição do Bebê

A primeira dentição é conhecida como “dentes de leite”, porque eles surgem exatamente na fase em que os bebês ainda estão mamando.

O primeiro sinal de que os dentes estão chegando é a coceira na gengiva, que em geral começa a partir de 3 meses. Repare como os bebês nesta idade começam a colocar a mão inteira na boca. Esta é a fase oral, quando eles reconhecem o mundo pela boca, levando objetos e explorando as sensações com a língua, os dentes, os lábios… Por isso babam tanto! O nascimento dos dentes contribui muito para isso, pois a gengiva coça demais. O que fazer? Mordedores ajudam bastante. Ou um paninho com um pouco de água fria. O friozinho ajuda a “acalmar” a gengiva que, por sua vez, vai ficando mais e mais inchada, prenunciando a chegada dos primeiros dentinhos.

Finalmente… ao redor de 6 meses, os primeiros dois dentinhos de baixo apontam na boca do bebê, para a alegria de todos. De fato, todos comemoram a chegada dos primeiros dentes de leite. A partir dai, pouco a pouco outros vão aparecendo. Um de cada vez. A dentição se completa por volta dos 2 anos de idade. Tudo perfeito!
Importante: há crianças em que os primeiros dentes aparecem um pouco mais tarde. Podemos aguardar até 1 ano, sem problemas. Depois desta época, convém conversar com o pediatra.

Não esqueça que a gengiva e os dentinhos do seu filho devem ser limpos todos os dias com um pouquinho de água. Tem algo mais encantador do que o sorriso gostoso… sincero e aberto de um bebê?

Saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.