/

Meu filho tem 1 ano e ainda não tem dentes. É normal?

A partir de 3 meses de idade repare como os bebês começam a colocar, incansáveis, as mãos na boca. Não só um dedo, mas vários. Junto com isso, aumenta muito a salivação. É a fase que as mães começam a ter que utilizar os antigos e eficientes “babadores”.

Todo esse processo significa que a pequena gengiva está se preparando para a chegada dos dentes. Importante: este processo todo dura menos uns 3 meses, de tal forma que os primeiros dentinhos de baixo  geralmente apontam por volta dos 6 meses.

A partir daí o processo de dentição vai acontecendo, e lá por 2 anos os pequenos já estão com todos os dentes de leite na boca.

Sempre acontece assim? Aí é que está…Nem sempre!

Muitos bebês podem ter o processo mais lento, e os primeiros dentinhos começam a apontar por volta de 1 ano de idade. Isso pode, sim, ser totalmente normal. Quando os dentes aparecem, vem todos de uma vez!

No entanto, é importante observar se o processo de “coceira” e inchaço da gengiva está acontecendo antes de 1 ano. Se estiver, é só aguardar um pouco. Se não estiver, vale conversar com o pediatra ou com o odontologista  sobre isso.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.