/

Coceira na gengiva (mordedor)

Quando os dentes estão prestes a nascer, a gengiva incha e até inflama. Coça tanto que o bebê coloca tudo o que encontra na boca. Portanto, cuidado redobrado com objetos cortantes ou pontiagudos.

Nestas situações, os mordedores são uma ótima solução. Há vários tipos, cuidado apenas com aqueles que tem liquido no meio para que o uso excessivo não rompa a proteção. Uma boa dica é colocar o mordedor na geladeira. Outra opção é molhar um pano macio como uma fralda com água gelada. A temperatura mais fria alivia e acalma.

Se optar por um mordedor escolha um lavável e macio, de preferência de um tamanho grande o suficiente para que o bebê não engasgue.

O inchaço da gengiva causa irritação e desconforto nos bebês. Fazer uma massagem na gengiva com o dedo indicador alivia bastante. Lembre-se de lavar bem as mãos antes.

Se todas estas medidas não resolverem, o pediatra pode indicar o uso de antitérmicos, analgésicos ou pomadas analgésicas a base de benzocaína.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.