/

Vacina do Sarampo: Esclareça suas dúvidas

O número de casos de Sarampo está aumentando progressiva e preocupantemente. Conheça as últimas atualizações sobre a vacina.

É importante que todos estejam atualizados em relação às últimas orientações sobre a vacina do sarampoindicações, contraindicações, número de doses necessárias, vacinação em idosos, mães que acabaram de dar à luz, alergia ao ovo, vacina em bebês, como ver a carteirinha e tantas outras mais. Confira:

Quantas doses da vacina são necessárias?

Duas doses são necessárias, depois de um ano de idade, para a proteção. Tem que ter duas doses DEPOIS de 1 ano. A vacina do Sarampo é gratuita na rede pública e é indicada de rotina da seguinte forma:

  • 12 meses: SCR = Sarampo, Caxumba e Rubéola
  • 15 meses: SCRV = Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela

 

Quem tomou estas duas doses quando criança precisa de dose de reforço?

NÃO. Quem tomou duas doses está protegido.

 

Perdi minha carteira e não sei se tomei um ou duas doses. Como fazer?

Se você não sabe se tomou as vacinas do sarampo, siga a orientação de acordo com sua idade:

  • Até 29 anos: 2 doses, com intervalo mínimo de 1 mês entre elas.
  • De 30 a 59 anos: uma dose
  • Mais de 60 anos: não há limite de idade para a vacina do sarampo, mas considera-se que acima desta idade não há necessidade, pois existe uma grande chance de as pessoas já estarem imunes.

 

E no Município de São Paulo? Quais as orientações?

No Município de São Paulo, por conta do alto número de casos, as orientações são diferentes:

São DUAS orientações diferentes:

  1. BEBÊS DE 6 MESES A 1 ANO DE idade DEVEM SER VACINADOS.
  1. ADOLESCENTES DE 15 A 29 ANOS DEVEM SER TODOS VACINADOS, INDEPENDENTEMENTE DAS VACINAS QUE TOMARAM ANTERIORMENTE.

Observações IMPORTANTES sobre a vacina do sarampo:

  • Esta vacina feita nos bebês até 1 ano de idade deve ser considerada como uma dose “extra”. Com 1 ano de idade deve ser dada a dose normal. Bebês que estão entre 11 meses e 1 ano devem aguardar pelo menos 30 dias entre uma dose e outra.
  • Adolescentes que já tomaram duas doses da vacina e estão com suas carteiras totalmente em dia: MESMO ASSIM DEVEM ser vacinados agora.
  • Bebês de 9 meses que NÃO tomaram a vacina da febre amarela:  tomem PRIMEIRO a vacina do Sarampo, aguardem 30 dias e DEPOIS tomem a da febre amarela.
  • Bebês de 9 meses que JÁ tomaram a vacina da febre amarela: aguardem pelo menos 30 dias para fazer a vacina do Sarampo

 

Quais são as CONTRAINDICAÇÕES PARA A VACINA?

  • Pacientes que estão em imunossupressão. Conversem com seu médico para receber orientações individualizadas.
  • Gestantes:  não devem ser vacinadas.
  • Bebês com menos de 6 meses: não devem ser vacinados

 

Quem tem alergia a ovo pode tomar a vacina?

SIM. Quem tem alergia GRAVE ao ovo deve receber a vacina em centros especializados.

 

O que é a vacina de BLOQUEIO?

É a vacina ORIENTADA pela Vigilância Epidemiológica quando se identifica um caso de sarampo confirmado. TODAS as PESSOAS no entorno da pessoa contaminada DEVEM RECEBER  a “vacina de bloqueio”, que é a tríplice viral (SCR), em até 72 horas após o contato.Tudo isso para tentar “bloquear” o vírus, aumentando a imunidade de todos que possam ter tido contato com a pessoa doente, impedindo que novos casos apareçam e, consequentemente, impedindo que o vírus se espalhe ainda mais.

SIGA SEMPRE e corretamente as orientações do pessoal da Vigilância Epidemiológica.

IMPORTANTE SABER: A vacina de bloqueio é INDISCRIMINADA, ou seja, está indicada PARA TODOS, independentemente do estado vacinal de cada um, independentemente de ter tomado a vacina da febre amarela há menos de 30 dias. Teve contato direto com alguém com sarampo confirmado? Tem que fazer a vacina de bloqueio.

 

Adolescentes e adultos jovens precisam de dose de reforço?

Tem que ver carteira de vacinas. Quem fez duas doses DEPOIS DE 1 ANO está protegido. Quem fez apenas UMA DOSE, mesmo quando pequeno, deve fazer mais UMA dose de reforço agora. No Município de São Paulo, apenas, como está com número alto de casos, TODOS os adolescentes e adultos jovens de 15 a 29 anos devem receber gratuitamente a vacina, independentemente do seu estado vacinal.

 

Tem idade máxima limite para a vacina do Sarampo?

NÃO. Considera-se apenas que quem tem mais de 60 anos já deve estar protegido pelo contato natural ao longo da vida. Quem quiser tomar a vacina, mesmo com mais de 60 anos, pode.

 

Quem já teve Sarampo precisa tomar a vacina?

NÃO. Quem teve a doença está protegido para o resto da vida. No entanto, como muitas doenças dão “bolinhas vermelhas” na pele, é importante ter a certeza de que você teve mesmo sarampo para se considerar protegido.

 

A carteira de vacinas tem um monte de siglas. Como saber qual é a vacina do sarampo?

A vacina do sarampo pode estar contida da sigla “SCR” ( Sarampo, Caxumba e Rubéola); ou escrita como “Tríplice Viral” ou na sigla “SCRV” ( Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela); ou escrita como “Tetra Viral” ou, para os mais antigos, como “MMR”, que é a sigla em inglês para Sarampo, Caxumba e Rubéola.

 

Tenho DUAS doses e estão me recomendando vacina de bloqueio. Devo fazer?

SIM. Quando houver alguma pessoa com a doença nas imediações, recomenda-se a vacina de bloqueio, MESMO se você estiver com as suas duas doses em dia. Siga SEMPRE as orientações da Vigilância Epidemiológica.

 

Quem está amamentando pode receber a vacina? Acabei de dar à luz.

SIM. Quem está amamentando PODE receber a vacina. E quem acabou de dar à luz também pode tomar a vacina.

 

Tenho contato com uma pessoa que está em imunossupressão: posso tomar a vacina?

SIM. PODE e DEVE tomar a vacina se você estiver não tiver DUAS DOSES ou não sabe se tomou. Veja a indicação de acordo com sua idade:

  • Até 29 anos: 2 doses, com intervalo mínimo de 1 mês entre elas.
  • De 30 a 59 anos: uma dose
  • Mais de 60 anos: não há limite de idade para a vacina do sarampo, mas considera-se que acima desta idade não há necessidade, pois existe uma grande chance de as pessoas já estarem imunes.

 

Quero engravidar. Posso tomar a vacina antes?

Se você tomou a vacina deve esperar pelo menos 30 dias para engravidar. Evite antes desse período.

 

A vacina do Sarampo é segura?

SIM. A vacina do sarampo é muito segura e altamente eficaz.

 

Quantos dias leva para a vacina fazer efeito? Ela dá alguma reação?

A vacina leva mais ou menos de 7 a 14 dias para fazer efeito. As reações em geral são brandas, com febre e algumas bolinhas vermelhas que podem surgir 10 dias após a vacina, que chamamos exantema vacinal e NÃO é contagioso.

 

Fiquem atentos: avisarei vocês se houver quaisquer novos informes ou orientações. Vacinem-se. É a mais completa forma de proteção. A vacina é eficaz. O sarampo pode, sim, matar.

Vamos juntos, sempre.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.