Três motivos para consumir couve-flor
A couve-flor é um dos alimentos mais democráticos que conheço, amada pelo pessoal fitness substituindo o arroz e até a massa da pizza, também fica incrível à milanesa ou gratinada. Além da versatilidade, a couve-flor possui muitos motivos para inclui-la na dieta, vamos ver os três principais.
- Rica em fibras solúveis: essas fibras são solúveis em água e por isso, no estômago, “incham” dando uma sensação de saciedade. Além disso, essas fibras podem ser fermentadas pelas bactérias boas do nosso intestino, favorecendo o crescimento e equilibrando a microbiota intestinal.
- Possui compostos antioxidantes: a couve-flor faz parte do grupo das brássicas, conhecidas também como vegetais crucíferos, que apresentam altas concentrações de glicosinolato, um composto bioativo com propriedades antioxidantes que retarda o crescimento de células cancerígenas e protege o nosso corpo dos radicais livres.
- Seu formato em flor e sabor neutro: por possuir uma coloração clara e um formato de “árvore pequena ou florzinha”, pode ser utilizada em várias preparações, que com certeza irão agradar o paladar dos pequenos. A couve-flor pode ser servida assada, grelhada, refogada, na forma de sopa ou purê. Uma maneira fácil e lúdica de incluir esse vegetal na rotina alimentar das crianças.
– Receitas saudáveis:
Escondidinho de couve-flor com frango desfiado, tomate e cenoura
1 maço grande de couve-flor
½ xícara (chá) de leite da sua preferência
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pitada de noz moscada
1 colher (sopa) de farelo de aveia
1 colher (sobremesa) de amido de milho
Sal e pimenta a gosto
Recheio:
500g de peito de frango cozido e desfiado
1 cebola picada
1 dente de alho
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 cenoura cozida e picada
1 tomate picado (sem sementes)
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
Modo de preparo: Massa: cozinhe a couve-flor no vapor até ficar bem macia. Depois bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador.
Recheio: em uma panela, refogue o alho e a cebola com o óleo. Adicione o frango, a cenoura e o tomate. Refogue até que a cenoura fique macia.
Montagem: coloque metade do purê de couve-flor. Adicione o recheio de frango e finalize com o restante o purê. Salpique parmesão. Leve ao forno médio (180ºC) por aproximadamente 15 minutos ou até gratinar o queijo. Sirva quente.
Arroz de couve-flor com espinafre e cúrcuma
1 couve-flor
1 maço de espinafre
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de cúrcuma
Sal a gosto
Ervas desidratadas a gosto
Higienize e separe os floretes da couve-flor. Processe no processador ou no liquidificador até ficarem do tamanho de um grão de arroz. Faça o mesmo com as folhas de espinafre. Em uma panela, refogue o alho no azeite de oliva. Acrescente a couve-flor, o espinafre e a cúrcuma. Cozinhe até que a couve-flor esteja cozida al dente. Tempere com sal e finalize com as ervas.
Couve-flor cítrica ao forno
1 maço de couve-flor
1 limão tahiti (suco e raspas)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho
¼ de pimenta dedo de moça (opcional)
Sal a gosto
Modo de preparo: Preaqueça o forno a 200 ºC. Separe os floretes da couve-flor. Use 1 colher (sopa) do azeite para untar a couve-flor, tempere com sal e pimenta-do-reino e asse por cerca de 20 minutos até que ela fique bem dourada, chamuscada em alguns pontos. Enquanto assa, prepare o vinagrete de alho e limão. Retire a semente e a membrana da pimenta (para não ficar tão forte), faça as raspas do limão e em seguida seu suco, rale bem fino o alho e misture todos os demais ingredientes em uma tigela grande o suficiente para colocar a couve-flor. Assim que tirar do forno, jogue a couve-flor na tigela do vinagrete e misture bem.