O que é a síndrome das pernas inquietas?
Imagine-se sentado em uma importante reunião de trabalho. De repente você começa a sentir um desconforto enorme nas pernas, com a sensação de formigamento, pontadas e dor. Na hora dá uma incontrolável vontade de se mexer, levantar da mesa e sair andando, pois só a movimentação é capaz de melhorar seu mau estar.
Pessoas com este quadro sofrem por duas razões: primeiro, pelo quadro clínico e sintomas, às vezes muito constrangedores, e também por que muitos amigos e parentes não acreditam que esta agitação e a necessidade de se movimentar sejam reais. Mas são absolutamente verdadeiras.
Trata-se da Síndrome de Ekbon ou Síndrome das pernas inquietas, como é popularmente conhecida. Acomete pessoas em todas as idades, mais raramente na infância e mais frequentemente nos idosos. Geralmente os sintomas se restringem às pernas. Mas os braços também podem ser acometidos.
O problema é que normalmente o desconforto acontece nos momentos em que as pessoas estão relaxadas. Sentadas vendo TV, no cinema, no teatro ou…o que é mais cansativo e comum, durante o sono. Isso mesmo. As pessoas acometidas dormem e na sequencia acordam com a necessidade premente de movimentar e agitar as pernas. Resultado: o sono não é reparador e no dia seguinte o cansaço é inevitável.
Não há uma causa definida para esta síndrome. A boa notícia é que há medicações que ajudam bastante. Mas só o médico pode prescrever!
Não julgue pessoas agitadas sem conhece-las de fato.