Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Como saber se estou comendo direito?

Existe uma orientação bem clara – é a pirâmide alimentar. Embaixo está o que devemos fazer todos os dias: beber muita água e praticar exercícios físicos. Na base estão os carboidratos que devemos consumir em maior quantidade porque dão energia. São eles: cereais, arroz, pães, batatas e raízes. Estão lá também os óleos vegetais e o azeite de oliva. O segundo “andar” da pirâmide é formado por frutas e vegetais. Estes alimentos são ricos em sais minerais, fibras, vitaminas e água. São os chamados alimentos reguladores, pois ajudam, entre muitas outras coisas, a regular nosso intestino. Devemos consumir estes alimentos […] VEJA MAIS.

Dicas para uma Páscoa saudável

Na sexta-feira santa, é tradição cristã que não se consuma carne. Na maioria das vezes, opta-se pelo bacalhau, que é um prato bem saudável. Tudo certo. Mas… no Domingo de Páscoa, com a oferta de deliciosos ovos de chocolate, não é nada fácil conseguir se segurar. Vamos entender quais cuidados devemos ter, no terceiro trimestre da gravidez, na hora de comemorar e ter uma Páscoa saudável: 1. Atenção ao sal do bacalhau O prato principal no almoço da sexta-feira santa é o bacalhau que, além de muito saboroso, é de fácil digestão. Mais que isso, possui nutrientes importantes como minerais (ferro, […] VEJA MAIS.

Três momentos para substituir a manteiga por azeite no seu dia a dia:

1. No café da manhã. Ao invés de pão com manteiga, você pode comer o pão com um pouquinho de azeite. Fica uma delícia e você está ingerindo formas de gordura muito mais saudáveis. Cuide do seu coração desde cedo! 2. Antes ou depois do esporte. Se você vai praticar esportes no meio da manhã ou à tarde, um macarrão na hora do almoço cai bem, não é mesmo? Ao invés de prepara-lo na manteiga, faça um molho de tomate com azeite e pouco de cebola. Ou simplesmente só um com um pouco de azeite. O azeite possui propriedades anti-inflamatórias […] VEJA MAIS.