Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Leite x fórmulas

Os bebês não tem um sistema digestivo preparado para processar o leite integral de vaca. Isto acontece por causa da estrutura grande e complexa da proteína do leite de vaca. Se beber este leite, a criança pode ter alergia, sangramento na mucosa do intestino, sangue nas fezes e ainda uma sobrecarga nos rins. Há outras contraindicações. Estudos mostram que o leite de vaca pode causar anemia por falta de ferro e excesso de sódio. Mais tarde o adulto pode sofrer hipertensão, além de ter mais chance de ser obeso. As fórmulas infantis tem como base o próprio leite de vaca […] VEJA MAIS.

Três razões para comer espinafre

1. Para o seu sangue: O espinafre é muito rico em ferro, essencial para formação dos glóbulos vermelhos. Contribui para evitar a anemia por deficiência de ferro, mesmo considerando que o espinafre também possui o ácido oxálico, que pode dificultar a absorção deste mineral. Como a anemia ferropriva é um dos distúrbios nutricionais mais preocupantes nos dias de hoje recomenda-se verduras ricas em ferro, como o espinafre, principalmente para crianças e gestantes. Além disso, esta verdura possui bastante vitamina K, importante no processo normal de coagulação do sangue, fundamental por exemplo, quando nos cortamos. 2. Para seu sistema imunológico: O […] VEJA MAIS.

Vitamina C é boa para gripe?

Esta é uma dúvida muito comum. Vamos entender quais são as principais funções da vitamina C: – Participa da formação da parede de todas as células, inclusive das que compõem os dentes e ossos, conferindo-lhes resistência; – É um importante antioxidante, isto é, “limpa“ as células de substâncias tóxicas, permitindo seu melhor funcionamento; – Participa do metabolismo de vários nutrientes, ajudando o equilíbrio nutricional; – Facilita a absorção de ferro no intestino, auxiliando o tratamento da anemia; – Fortalece os capilares sanguíneos e auxilia em casos de sangramento; – Fortalece também o sistema imunológico e, consequentemente, ajuda a combater infecções […] VEJA MAIS.