Posso fazer todas as refeições e mesmo assim ter anemia?
Pode! Muita gente tem comida à disposição e mesmo assim tem anemia, pois faltam alguns nutrientes nas refeições.
Há várias causas de anemia e a mais frequente é por deficiência de ferro que é uma substância essencial para formar os glóbulos vermelhos. Olha como o corpo é uma máquina fantástica: os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio para todos os órgãos. Se nossa alimentação é pobre em alimentos com ferro, não vamos produzir glóbulos vermelhos e sem eles, o oxigênio não chega aos órgãos. Aí a pessoa fica pálida e começa a sentir um cansaço e um desânimo sem fim. O sistema imune também começa a falhar e a possibilidade de ficar doente e pegar infecções aumenta muito.
Em crianças e adolescentes a necessidade de ferro é maior, pois eles estão crescendo depressa. Crianças com anemia podem ter até baixo rendimento escolar. Em adultos a anemia pode reduzir e prejudicar a capacidade de trabalho. E o mais grave: a pessoa demora a cair a ficha que o problema pode ser este…
O ferro está disponível nos alimentos. Então é fácil manter o corpo em equilíbrio, basta comer folhas escuras como espinafre, couve, rúcula, agrião e brócolis. E ainda tem outras fontes de ferro: feijão, beterraba, gema de ovo, lentilha, fígado de boi, carne e peixe.
Ou seja, há muitas opções!! Dá para variar e fazer do cardápio saudável uma rotina. Fuja da anemia! Faça as escolhas certas! Afinal, como diz a Organização Mundial da Saúde, devemos acabar com a deficiência de ferro, pois ela suga a vitalidade das crianças e também dos adultos.