Saiba como reduzir o açúcar de adição do cardápio das crianças.
É difícil encontrar uma criança que não adore um docinho, não é mesmo? De fato, o gosto doce costuma agradar muito o paladar infantil, principalmente se o contato com alimentos do tipo tenha começado cedo.
Mas você sabe exatamente como o açúcar pode prejudicar o seu filho? Entre os principais problemas causados por ele estão: carências nutricionais, cárie dentária, ganho de peso – o que se relaciona com os índices de obesidade crescentes que observamos atualmente –, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica.
Contudo, cabe lembrar que existem vários tipos de açúcares, que se encaixam em uma das duas categorias: aqueles encontrados naturalmente nos alimentos, como a frutose das frutas e a lactose do leite; e os conhecidos como açúcares de adição, aqueles que são extraídos da cana de açúcar, beterraba e o milho, e adicionados nas preparações.
Os açúcares mais comuns de serem adicionados aos alimentos e produtos alimentícios são a sacarose (açúcar de mesa) e o xarope de milho. E são justamente esses que costumam estar muito presentes no dia a dia das crianças (inclusive em produtos feitos para elas!), que mais podem prejudicar a sua saúde!
Por isso, é essencial rever o cardápio dos pequenos e analisar se o consumo de açúcar de adição pode ser reduzido. Para isso, existem algumas alternativas mais saudáveis para tornar as preparações mais doces, como frutas desidratadas, mel e cacau em pó.
A seguir, separamos algumas receitas deliciosas que podem ajudar nessa adaptação! Bom apetite.
Bolinhos de banana com uvas-passas
3 ovos
1 copo de iogurte natural
1/3 xícara (chá) de óleo vegetal da sua preferência
1 xícara (chá) de uvas-passas
2 xícaras (chá) de farinha de aveia
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 bananas nanicas bem maduras amassadas
Modo de preparo: Bata os ovos, o iogurte, o óleo, as uvas passas, a farinha de aveia e a canela em pó no liquidificador ou no mixer. Transfira essa mistura a uma vasilha e adicione as bananas amassadas e o fermento em pó peneirado. Coloque a mistura em forminhas de cupcake untadas e enfarinhadas. Leve ao forno médio (180º C) pré-aquecido por cerca de 25 a 30 minutos ou até que colocando um palito ele saia seco.
Overnight Oat (Mingau da noite)
½ xícara (chá) de farelo de aveia
½ xícara (chá) de leite de amêndoas (ou de sua preferência)
½ xícara de iogurte natural
1 colher (sopa) de agave, mel ou melado de cana
100g de mirtilos (blueberry) frescos
10g de aveia em flocos para finalizar
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, exceto o mirtilo e a aveia em flocos. Em um recipiente, intercale camadas dessa mistura com o mirtilo. Deixe de um dia para o outro na geladeira. Pode ser conservado por até 3 dias refrigerado.
Dica: Você pode substituir o mirtilo por qualquer outra fruta fresca ou desidratada.
Picolé de banana com cacau
4 bananas maduras
1 colher (sopa) de cacau em pó
2 tâmaras desidratadas (sem caroço)
Modo de preparo: Descasque as bananas e corte-as em rodelas. Leve ao freezer por aproximadamente 4 horas. Utilizando um liquidificador, processador de alimentos ou mixer, bata as bananas, o cacau e as tâmaras até que virem uma mistura cremosa e homogênea. Coloque em forminhas de picolé. Volte ao freezer por mais 4 horas. Para desenformar, jogue um pouco de água fria do lado de fora da forminha e puxe com cuidado o picolé.
Dica: É possível substituir a banana por morangos ou manga