/

Desafios Comportamentais e Emocionais do Profissional Médico nos Tempos Atuais

O aluno de medicina de hoje nasceu no século XXI. Isso significa que desde os seus primeiros dias de vida já foi exposto às mais variadas formas de tecnologias, telas e de comunicação digital. Não diferente, a tecnologia na medicina, que sempre se fez presente, nos dias atuais dá grandes saltos de velocidade e em evolução digital.

Mas, será que o uso dessa tecnologia no ensino médico, e na própria medicina, pode ajudar ou atrapalhar a relação médico-paciente?

Dra. Ana Escobar explica esta e outras questões sobre a tecnologia na medicina, respondendo os principais tópicos abaixo listados

Tópicos Tratados na Palestra sobre Tecnologia na Medicina

  • Bastam alguns “cliques” e temos, hoje, todo o conhecimento do mundo na palma de nossas mãos.
  • Como estas novas tecnologias atuam e/ ou interferem na aquisição de conhecimento para a prática médica?
  • A aquisição mais fácil de conhecimentos facilita o ensino ou atrapalha a elaboração de um raciocínio mais complexo e profundo, essencial para a compreensão dos conteúdos científicos e humanos inerentes ao exercício da medicina?
  • Como as novas formas de comunicação modificaram O ENSINO, a aquisição de conhecimentos e a prática médica?
  • O ensino médico hoje é centrado no aluno e não mais no professor. O que isso significa?
  • Como humanizar o atendimento com as demandas exaustivas do mundo contemporâneo?
  • Inteligência Artificial e Prática Médica: um caminho sem volta?

Tratando de todos esses assuntos, a Palestra Desafios Comportamentais e Emocionais do Profissional Médico nos Tempos Atuais busca desenvolver essas e outras reflexões, a fim de destacar todos os pontos de atenção que envolvem o ensino médico nos dias atuais, sob a perspectiva técnica e emocional.

 


palestra Desafios Comportamentais e Emocionais do Profissional Médico nos Tempos Atuais é uma das disponíveis em nosso portfólio de palestras sobre saúde.

A Dra. Ana Escobar ministra palestras ligadas à área da pediatria geral ou a assuntos de interesse da contemporaneidade, como ansiedade, excesso de estresse e alimentação. Entre em contato pela nossa página de Contato e teremos o maior prazer em fecharmos parcerias nas palestras e demais projetos disponíveis em nosso portfólio!​

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.