Doenças Respiratórias na Infância: asma, bronquite, bronquiolite e pneumonia
Asma, bronquite e bronquiolite são doenças respiratórias na infância que podem confundir os pais e cuidadores. Todas dão chiado no peito, respiração cansada e dificuldade para soltar o ar dos pulmões. E tem também a pneumonia, que pode não dar chiado, mas dá cansaço para respirar e precisa ser diagnosticada e tratada corretamente.
Como diferenciar tudo isso e cuidar bem dos seus filhos? Vamos entender.
Imagine as vias respiratórias como uma árvore. Os troncos maiores seriam os brônquios. Os galhos menores seriam o equivalente aos bronquíolos. As folhas seriam os alvéolos, que fazem a troca de gases.
Agora fica fácil entender:
BRONQUITE – é uma inflamação nos brônquios e pode ser causada por vírus ou bactérias. Pode acometer crianças de várias idades, não é hereditária e às vezes antibióticos são orientados para o tratamento.
ASMA – também é uma forma de inflamação dos brônquios. Só que geralmente não tem infecção associada e ocorre junto com um “espasmo” dos brônquios. Isto significa que o músculo que envolve os brônquios “aperta”, fechando e dificultando a passagem do ar. A asma é hereditária e característica de crianças maiores.
BRONQUIOLITE – é uma inflamação consequente a uma infecção causada por vírus, principalmente um vírus chamado de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), e se localiza nos bronquíolos. Geralmente acomete bebês ou crianças pequenas. Não é hereditária.
Nas três situações, por causas diferentes, o resultado é que a passagem de ar fica muito difícil. Como um túnel que estreita na saída do ar. O chiado é o sinal característico. Reparem: o ar entra fácil nos pulmões. A dificuldade é a expiração, ou seja, a saída do ar para fora. O ar não consegue sair, fazendo com que a criança utilize os músculos abdominais para ajudar a “empurrá-lo” para fora. Assim, a barriga das crianças com asma, bronquite ou bronquiolite vai para frente e para trás para ajudar a expiração. Os sintomas são mesmo muito parecidos. Mas cada uma tem sua causa e, por isso, cada uma pode ter uma indicação de tratamento diferente.
PNEUMONIA – é uma infecção, geralmente causada por bactérias ou vírus que acometem a região dos alvéolos, ou à sua volta, causando dificuldade na troca dos gases. Não é hereditária e pode acometer crianças de qualquer idade.