/

Asma tem cura?

Asma é uma doença crônica. Isso significa que acompanha a pessoa para o resto da vida. Portanto, não existe “cura” para asma.

Mas existe tratamento e a boa notícia é que sabemos muitas coisas sobre esta doença. Por isso, quem tem asma consegue ter uma vida totalmente normal e viver muito tempo, exatamente como quem não tem. Isso é o mais importante. Como?

Veja algumas dicas:

Identifique o que desencadeia a crise. Isso varia de pessoa para pessoa. Cada um tem um. Os mais comuns são pó caseiro, poeira, pólen, cheiros fortes de perfumes ou de produtos de limpeza, por exemplo, fumaça, cigarro, poluição do ar, pelos de animais domésticos… muitas coisas, não é mesmo? Evite sempre o que chamamos de “gatilho” que é o que provoca a crise. Isso é muito importante.

Há muitos medicamentos para uso diário que ajudam a evitar as crises e exacerbações da asma. Este tratamento de “manutenção é muito eficaz e permite uma vida tranquila e com qualidade. Mas só o médico é que pode orientar o tratamento adequado para cada um. O que serve para uma pessoa pode não servir para outra. Lembre-se que a asma tem características individuais muito marcantes.

Saiba exatamente o que fazer se a crise chegar. Converse previamente com seu médico e sempre tenha em casa os medicamentos que devem ser utilizados nas crises. E se sentir que uma crise está começando, não deixe evoluir. Quanto antes o tratamento correto for administrado, melhor. Se for viajar, não esqueça de levar estes medicamentos. Ambientes novos podem ter “gatilhos” inesperados.

Pratique exercícios físicos que aumentem a capacidade respiratória. Exercitar os músculos que utilizamos normalmente para respirar nos deixa mais bem preparados para uma crise. Natação é um excelente exemplo.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.