Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

O que é a dieta do glúten?

Está na moda e muita gente está falando da dieta do glúten. Afinal de contas, o que é isso? Entenda: o glúten é uma proteína que está presente no trigo, no centeio, na cevada, na aveia e no malte. Não nos damos conta, mas estes ingredientes estão presentes na maioria dos alimentos que consumimos todos os dias. O pãozinho, por exemplo, tem glúten pois é feito de trigo. A dieta do glúten consiste em parar de comer todos os alimentos que contem o glúten. Por que retirar o glúten? Aí é que está. Muitas pessoas tem alergia ao glúten. Não podem […] VEJA MAIS.

Zinco é importante para a saúde? Adultos e crianças precisam de zinco?

Nosso organismo precisa de alguns minerais para funcionar bem. O ferro é fundamental para formar os glóbulos vermelhos. O cálcio é vital para os ossos. Estes são mais conhecidos… mas você sabia que também precisamos de zinco? Pois é!! O zinco é importante para o sistema imunológico. Participa ativamente da produção das células que nos defendem contra vírus, bactérias e fungos. Sem o zinco nossa defesa natural fica comprometida e as “portas” para os inimigos se abrem mais facilmente nos deixando expostos a infecções. É também um importante antioxidante. Isso significa que ajuda a “limpar” nossas células de substâncias daninhas, […] VEJA MAIS.

Cereais na alimentação da Criança

Os cereais são os grãos. Crianças a partir de dois anos devem consumir 5 porções ao longo do dia. Neste grupo estão o arroz, o milho, o trigo, a aveia, a cevada e o centeio. Os cereais integrais são mais ricos em vitaminas e minerais, por isto, prefira estes pães e massas integrais. Assim como o arroz integral tem muito mais qualidade nutricional que o arroz branco. O arroz ganha ainda mais pontos em parceria com o feijão. Invista na parceria arroz com feijão. Já que estes dois alimentos oferecem aminoácidos essenciais na formação de proteínas. Também fornecem energia sem […] VEJA MAIS.