Autismo

O que é autismo?

O transtorno do espectro autista é um distúrbio na socialização da criança. Geralmente começa a ser percebido antes dos três anos de idade e é uma situação crônica, sem causa específica. A maior parte dos pais relata que, de repente, o filho desliga, passa a se comunicar pouco e se isola no seu próprio mundo. Por isso, muitas vezes, suspeita-se primeiro que há uma deficiência auditiva associada. Retrocedem na linguagem, podem repetir movimentos rítmicos com o corpo, ou com objetos (como por exemplo, virar as rodas de um carrinho). O autismo infantil, a síndrome de Asperger, a síndrome de Rett, […] VEJA MAIS.

Reação às vacinas

As vacinas são um importante avanço médico. Qualquer desconforto causado por uma vacina é muito menor do que o risco de se contrair uma doença. A febre é a reação mais comum às vacinas. Isto acontece porque as vacinas são feitas com o vírus atenuado ou com partes dos vírus que causam a doença. Estes fragmentos estimulam o sistema imunológico que fica preparado para um eventual ataque. Todas as vacinas são seguras e resultado de anos e anos de pesquisa. A intensidade e a reação às vacinas variam muito de indivíduo para indivíduo. E nem sempre a criança que tem […] VEJA MAIS.

O que é autismo?

Muito se fala hoje em dia sobre o autismo, mas é um tema que ainda gera muitas dúvidas em muitas pessoas. É importante que pais e professores, principalmente, saibam quais os sinais que podem levar à suspeita de transtorno do espectro autista. Só o conhecimento embasado nas premissas científicas é que pode trazer clareza e lucidez na hora de aventar a possibilidade de um diagnóstico. Por isso, há que se ter muita cautela antes de rotular qualquer criança sem bases sólidas e firmes. O autismo é um transtorno neurológico que se caracteriza por basicamente três tipos de comprometimentos: 1. Interação […] VEJA MAIS.