/

Vitamina C é boa para gripe?

Esta é uma dúvida muito comum. Vamos entender quais são as principais funções da vitamina C:

Participa da formação da parede de todas as células, inclusive das que compõem os dentes e ossos, conferindo-lhes resistência;
É um importante antioxidante, isto é, “limpa“ as células de substâncias tóxicas, permitindo seu melhor funcionamento;
Participa do metabolismo de vários nutrientes, ajudando o equilíbrio nutricional;
Facilita a absorção de ferro no intestino, auxiliando o tratamento da anemia;
Fortalece os capilares sanguíneos e auxilia em casos de sangramento;
Fortalece também o sistema imunológico e, consequentemente, ajuda a combater infecções como gripes e resfriados. Portanto, a vitamina C contribui para a integridade de nossas defesas.

Quanto eu preciso de vitamina C por dia ?

As necessidades diárias de vitamina C podem variar em torno dos seguintes valores médios:
Crianças: 40-50 mg
Adolescentes : 75 mg
Homens : 90 mg
Mulheres : 75 mg
Gestantes : 80 – 90 mg
Mães amamentando: 100-120 mg

Quais alimentos tem vitamina C? A laranja é a campeã?

Os alimentos mais ricos em vitamina C são frutas e vegetais. A acerola é das que mais tem: em cada 100 g tem 1677 mg. Para vocês terem uma idéia do que isto significa, a laranja tem 53 mg , o maracujá tem 70 mg e o mamão papaya tem 62mg. Entre os vegetais, o campeão é o pimentão vermelho crú com 190 mg .O brócolis crú também tem 93 mg e o brócolis cozido tem 74 mg. O cozimento diminui a concentração de vitamina C.

Tenho que tomar o suco de laranja assim que estiver pronto?

Sim! Isto é verdade. A luz e o oxigênio podem “desativar” a vitamina C em menos de 1 hora e meia. E não adianta colocar na geladeira !Por isso o suco de laranja recém espremido é o mais saudável e gostoso!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.