/

Vitamina abre o apetite das crianças?  

As vitaminas são fundamentais para o funcionamento do organismo. Não vivemos sem elas.

As crianças pequenas estão em fase acelerada de crescimento. O organismo destes pequenos funciona como uma fábrica que não para sua linha de produção, dia e noite também. As vitaminas são como se fossem uma espécie de “combustível” que ajuda as células a executarem suas funções.

A alimentação saudável garante todas as vitaminas de que precisamos no dia a dia. Por isso, quem tem alimentação adequada não precisa de tomar mais vitaminas. Por isso também é que devemos variar o cardápio das crianças, para que recebam todas as vitaminas contidas, principalmente, nas frutas, legumes, verduras, carnes, peixes e frango e ovos.

Importante saber que estudos demonstram que vitaminas extras não abrem o apetite de crianças saudáveis, nem as fazem comer mais. No entanto, nas crianças que comem mal e que, portanto, tem deficiência de vitaminas, estes produtos podem ajudar a equilibrar o organismo e fazê-las ter mais vitalidade e consequentemente comer melhor.

Mas lembrem-se: as vitaminas em gotas, xaropes ou cápsulas só podem ser tomadas com a orientação médica. Importante saber que quaisquer produtos ou medicações, quando em excesso, prejudicam a saúde. Inclusive as vitaminas.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.