/

Adultos tem que tomar vacinas?

Quando falamos em vacinas sempre pensamos em crianças, não é mesmo? Mas os adultos também devem estar com as vacinas em dia.

Quais são estas vacinas?

A primeira a verificar é a antitetânica. Normalmente esta vacina é dada aos 15 anos de idade. O problema é que ela tem validade de 10 anos. Portanto, se você tem mais de 25 anos, veja se fez a dose de reforço. Se não fez, é recomendável que faça. Nos postos de saúde esta vacina é gratuita e se chama “dupla tipo adulto”, pois vem junto com a vacina da difteria.
É muito importante estar com esta vacina em dia porque o tétano é uma doença transmitida por bactérias que atingem a corrente sanguínea e que pode matar. Esta bactérias entram no nosso corpo quando nos cortamos com objetos enferrujados (como prego ou arame) ou quando um espinho entra na pele e na terra. Como são situações muito prováveis é importantíssimo estar imunizado.

Outras vacinas importantes: contra hepatite B, sarampo, caxumba e rubeóla. Para os idosos a pneumococo popularmente conhecida como “vacina da pneumonia” é muito importante. Já a vacina da febre amarela é fundamental para pessoas que vivem ou que vão viajar para áreas de risco. E por fim, tenha em dia a vacina da gripe que pode ser tomada anualmente, de preferência entre janeiro e abril.

Vacine-se corretamente! Estas vacinas são excelentes e garantem alto nível de proteção.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.