O que é e para que serve o Teste do Pezinho?
Você tem dúvidas sobre como é realizado o Teste do Pezinho? E qual a sua importância? A Dra. Ana Escobar tira todas as suas dúvidas. Confira abaixo:
Nos dias de hoje o pré-natal é importantíssimo. Não só porque os exames de imagem nos permitem “enxergar” o rostinho do bebê, mas principalmente porque podem evidenciar algumas alterações no bebê ou na mãe.
Estas alterações quando detectadas a tempo, podem evitar futuras sequelas. Mas alguns tipos de doenças só são diagnosticadas quando o bebê nasce, depois que examinamos o próprio sangue do recém-nascido. Por isso é feito o teste do pezinho.
O que é e para que serve o Teste do Pezinho?
O teste do Pezinho consiste na retirada de algumas gotinhas de sangue
do pé do bebê. O exame deste sangue pode identificar muitas doenças que, quanto antes diagnosticadas, melhor; pois temos a chance de instituir um tratamento adequado, evitando muitas sequelas irreversíveis e graves como, por exemplo, a deficiência intelectual.
Por que o teste é colhido no pé do bebê?
Você já observou como os pezinhos dos recém nascidos são muito mais vermelhinhos que os das crianças maiores e dos adultos? Pois então: o pé do bebê é uma região cheia de vasos sanguíneos. Uma picadinha com uma agulha fina provoca rapidamente a saída de sangue suficiente para análise. É rápido e muito seguro para o bebê.
Até quando o teste do pezinho pode ser colhido?
O teste pode ser colhido após 48 horas do nascimento até o 50 dia de vida do bebê, ou na Maternidade ou nos Postos de Saúde.
Quantas doenças podem ser identificadas no teste do pezinho?
Todo bebê tem direito ao teste básico, que detecta 6 doenças, mas se você puder peça o teste SUPER que pode identificar até 48 doenças.
E se o Teste do Pezinho vier alterado?
Caso a criança tenha alguma alteração no Teste do Pezinho, no Instituto Jô Clemente ela é encaminhada ao Ambulatório de Atenção aos Pacientes, que monitora e trata algumas doenças. Quando necessário, a criança é encaminhada para centros de referência mais adequados.
Alguns tipos de Deficiência Intelectual podem ser prevenidos por um tipo específico de alimentação?
Sim. Por isso O Instituto Jô Clemente, na luta pela melhora da qualidade de vida de pacientes com doenças metabólicas, tem em sua unidade central a Divina Dieta, onde são fabricados alimentos como bolos, pães e sorvetes, entre outros, com baixo teor de proteínas, que garantem a dieta necessária para prevenção da Deficiência Intelectual.
Pessoas com intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca e vegetarianos também se beneficiam destes produtos, uma vez que suas composições alimentares são isentas de glúten, leite, carnes, ovos e derivados.
O teste do Pezinho é, de fato, o primeiro grande passo do seu bebê.