/

Troca de fraldas

A fralda ideal é aquela que não deixa vazar xixi e cocô mas que, ao mesmo tempo, seja ventilada para evitar assaduras. Nos meninos, posicione o pênis para baixo no momento de fechar a fralda. Isto evita que o jato do xixi molhe a roupa na região da barriga. À noite, escolha fraldas com maior capacidade de absorção para evitar trocas excessivas.

A troca de fraldas deve ser feita sempre que houver muito xixi e claro, logo após o cocô. É normal o bebê fazer cocô enquanto mama. Não levante muito as perninhas para evitar que ele regurgite.

Uma dica: não compre todas as fraldas antes do bebê nascer. Experimente diferentes marcas para saber com qual a criança irá se adaptar melhor.

O ideal é usar apenas um algodão molhado com água morna para fazer a higiene. Não precisa usar sabonete. Alguns pais colocam água morna numa garrafa térmica em cima do trocador para facilitar. Lencinhos umedecidos são muito práticos mas devem ser usados apenas quando o bebê estiver fora de casa. Se for usar pomada para prevenir assaduras passe uma camada bem fina, para permitir que a pele respire. As pomadas para tratamento são diferentes das que fazem a prevenção porque contem um antifúngico, em geral, a nistatina. Elas devem ser usadas quando houver assadura. Para saber se há ou não fungos observe se na pele vermelha há pontinhos vermelhos bem pequenos.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.